Zé Gotinha na Educação Infantil: mutirão de vacinação contra a Poliomielite em Biguaçu
Secretaria de Saúde reforça campanha de imunização
As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil estão recebendo uma visita muito especial: o nosso amigo Zé Gotinha! Isso porque, desde a última semana, a Secretaria de Saúde de Biguaçu está promovendo um mutirão de vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, nas unidades públicas e privadas do município.
As famílias podem levar as crianças até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou aceitarem a vacinação de seus filhos nos centros educacionais. O mutirão é promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e Secretaria de Educação.
A campanha de vacinação contra a Pólio começou em 27 de maio e se estenderá até 14 de junho, e visa proteger todas as crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias).
Somada à campanha de vacinação nas UBS e para facilitar o acesso ao imunizante, a vacina VOP (gotinha) está sendo levada a todos os Centros de Educação Infantil do município. Os pais são gentilmente solicitados a enviar a caderneta de vacinação dos filhos na data previamente avisada pelas unidades, pois as crianças só serão vacinadas mediante a apresentação da mesma.
A Paralisia Infantil é uma doença grave que, quando não resulta em morte, pode deixar sequelas irreversíveis. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção. No entanto, desde 2016, a cobertura vacinal contra a Poliomielite vem ficando abaixo da meta de 95%, o que preocupa as autoridades de saúde.
Mesmo com a realização do Dia D no último sábado (8), a cobertura vacinal no município continua abaixo do necessário. Preocupada com os sérios riscos que as crianças correm ao não se vacinarem, a Secretaria de Saúde faz um apelo a todos os pais e responsáveis para que levem seus filhos a uma sala de vacina até sexta-feira (14).
Confira o cronograma:
UBS Fundos – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia;
UBS Santa Catarina – segunda e sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h; terças, quartas e quintas-feiras das 7h30 às 11h30;
UBS Jardim Janaína – de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30;
UBS Vendaval e Marco Antônio – de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30;
UBS Saveiro, Tijuquinhas, Três Riachos, Bom Viver, Prado, Praia João Rosa, Centro e Cachoeiras – de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
É necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança, e se tiver, o cartão do SUS.