Serviço de Odontologia de Biguaçu inicia mutirão de cirurgias na UBS Prado
Novidades em dobro para a população no serviço de Odontologia de Biguaçu! Começa nesta semana um mutirão de cirurgias odontológicas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prado, que, inicialmente para receber essa nova demanda, também ganhou um segundo consultório destinado aos cuidados com a saúde bucal. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Faculdade Herrero.
Os procedimentos oferecidos incluem cirurgia bucomaxilofacial e remoção de dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos e lesões periapicais. Para isso, seis residentes do curso Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais da instituição, todos eles cirurgiões-dentistas graduados e com inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO), passarão a atuar no município. Os materiais utilizados também ficarão por conta da Herrero.
Com a ampliação da oferta de cirurgias em nível ambulatorial, antes disponibilizadas apenas no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), a expectativa é reduzir a fila de pacientes que aguardam por esse tipo de atendimento, atualmente com 502 pessoas, bem como o tempo médio em espera, estimado em oito meses.
Da mesma forma como ocorre com o CEO, os usuários serão encaminhados pelos dentistas das UBS, via inserção no Sistema de Regulação (SISREG), sendo realizados, a princípio, 24 agendamentos mensais.
Os atos de abertura das atividades e do segundo consultório odontológico da UBS Prado ocorreram na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, na presença do prefeito Salmir da Silva, do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, da secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, além de secretários municipais, vereadores e servidores e do representante da Faculdade Herrero, Márcio Luiz Dias.