Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece situação de emergência em Biguaçu

O reconhecimento nacional do decreto de emergência municipal auxilia a tomada de decisões para prestar a assistência necessária à população atingida

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconheceu, em publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (7), a situação de emergência em Biguaçu decretada em 16 de janeiro devido aos estragos provocados pelo grande volume de chuva que atingiu o município naquele dia.

De acordo com dados meteorológicos, nos dias 16 e 17 do mês passado o volume pluviométrico em Biguaçu foi de aproximadamente 380 milímetros (380 litros de água por metro quadrado) em um período de 24 horas.

A Defesa Civil do Município registrou mais de 100 ocorrências causadas pela precipitação torrencial, como alagamentos, deslizamentos, queda de muro, entre outros infortúnios. 

O reconhecimento nacional do decreto de emergência municipal permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população que foi atingida, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade. 

De acordo com a Defesa Civil de Biguaçu, o evento climático fez mais de 50 famílias perderem suas residências e/ou precisaram deixá-las devido a deslizamentos e outras situações, foram removidas de áreas de risco e encaminhadas para abrigos seguros, onde recebem assistência e apoio.

Equipes da Defesa Civil e das secretarias de Obras e Infraestrutura e de Assistência Social, com o apoio de outras secretarias e órgãos da Administração Pública Municipal, foram mobilizadas nas ocorrências, contenção de danos e acolhimento das famílias atingidas.