Secretaria de Saúde de Biguaçu amplia vacinação contra a Dengue
Doses agora também são disponibilizadas para os adolescentes de 15 a 16 anos
A vacinação contra a Dengue foi ampliada para um novo público em Biguaçu. O imunizante, antes indicado apenas para a faixa etária de 10 a 14 anos, a partir desta semana, passa a ser disponibilizado também aos adolescentes de 15 a 16 anos do município. A aplicação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com os horários de funcionamento de cada uma.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Não é recomendada a administração junto a outros imunizantes, devendo haver uma espera de 24 horas para vacinas inativadas e 30 dias para as atenuadas.
A vacinação também é contraindicada para pessoas que apresentaram febre 24 horas antes, com infecção por HIV sintomática ou assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida, assim como para gestantes e lactantes.
No momento do atendimento nas UBS, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão do SUS (se tiver) e caderneta de vacinação.
Autorizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a medida reforça as estratégias de combate e controle da Dengue no município, desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Cobertura vacinal
O município de Biguaçu recebeu 3.887 doses da vacina e, até o momento, mais de 2.600 foram aplicadas. Apesar dos avanços, a adesão segue abaixo do esperado para o público inicial, de 10 a 14 anos, totalizando uma cobertura de 37,3%.
Por isso, a fim de assegurar a proteção adequada e evitar a disseminação da doença, é importante que a comunidade participe das ações de prevenção, não só eliminando focos de água parada e utilizando repelentes, como também incentivando a imunização.