Sábado da Saúde: Biguaçu realiza ações de imunização e coleta de preventivo no dia 21
Um sábado inteiro para cuidar da saúde: neste dia 21 de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Biguaçu, exceto Estiva, Fazenda e Sorocaba de Dentro, recebem o Dia D de Multivacinação das crianças, em que serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional de imunização. Na mesma data e locais, a Secretaria de Saúde promove o mutirão de coleta de preventivos, ação integrada à programação da campanha Outubro Rosa no município.
A fim de ampliar a cobertura vacinal, reforçar a proteção para o público infantil e contribuir para a coibição da reintrodução de diversas doenças no país, por meio da atualização da caderneta de vacinação, as UBS estarão abertas para aplicação dos imunizantes em meninos e meninas de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, das 8h às 17h, sem intervalos. O famoso e querido Zé Gotinha visitará todas as unidades.
Os documentos solicitados para receber as vacinas são a caderneta de vacinação, um documento de identificação com foto e o Cartão do SUS (se houver).
Por ser um processo mais complexo e, consequentemente, mais longo, a coleta do exame de material citopatológico no colo do útero (Papanicolau), será realizada em horário diferente, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Podem fazer o preventivo as mulheres que já iniciaram a vida sexual, também mediante a apresentação de documentos pessoais de identificação e Cartão Nacional do SUS (se tiver).
As orientações para quem vai passar pelo procedimento continuam as mesmas:
– Não estar menstruada, não ter relação sexual e não fazer uso de duchas ou lubrificantes vaginais nas 24 horas antes do exame;
– O exame deve ser realizado a cada três anos, portanto, se a mulher o fez nos dois últimos anos e os resultados foram normais, não será necessário refazê-lo neste momento.
Nesta data, os beneficiários do Programa Bolsa Família também poderão comparecer às UBS para pesagem e antropometria.
Horário estendido para vacinação
No mês de outubro, as famílias terão o acesso ainda mais facilitado às vacinas do calendário de imunização das crianças e adolescentes. Pois, além do “Dia D” no sábado, desde segunda-feira (16), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão funcionando com horário estendido de segunda a sexta-feira, para atender à demanda de imunização desse público.
Confira:
UBS Fundos, Marcos Antônio e Prado- de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30;
UBS Centro– de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.
Todos os moradores do município, dentro da faixa etária contemplada pela campanha, poderão buscar pelo serviço nesses pontos.