Profissionais da Educação de Biguaçu participam de capacitação sobre primeiros socorros
Treinamento prepara os servidores para agir em situações de emergência, segundo as diretrizes da Lei Lucas
A segurança da comunidade escolar é levada a sério em Biguaçu. Como parte desse compromisso, mais de 1 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino estão participando de capacitação para saber como agir diante de situações de emergência nas unidades educacionais. O treinamento de primeiros socorros, que será ministrado por etapas ao longo do ano letivo, segue as diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018). As atividades com as primeiras turmas de 2025 serão concluídas nesta sexta-feira (21).
Durante os encontros, conduzidos pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município, os participantes aprendem sobre técnicas de atendimento primário em casos de engasgo, desmaio, parada cardiorrespiratória, fraturas, entre outras ocorrências que exijam resposta rápida até a chegada do suporte especializado.
Participam da formação, oferecida por meio da parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde, professores, diretores, merendeiras e demais funcionários que atuam nas escolas, Grupos Escolares e Centros de Educação Infantil municipais.
Sobre a Lei Lucas
A Lei Federal nº 13.722, instituída em 4 de outubro de 2018, estabelece a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e demais funcionários de estabelecimentos de ensino. Espaços de recreação também devem seguir a legislação.
O texto, que recebe o nome de “Lei Lucas” em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora – falecido no ano de 2017, após engasgar com um lanche durante um passeio escolar – também determina que o curso seja aplicado anualmente, para introdução ou reciclagem dos profissionais.