Prefeitura lança projeto do novo centro especializado no neurodesenvolvimento infantojuvenil de Biguaçu
Serviço será operacionalizado pelas Secretarias de Educação e de Saúde
Transformar vidas pelo cuidado e inclusão: essa é a missão do Centro Especializado de Referência em Desenvolvimento na Infância e Adolescência (CERDIA), projeto que acaba de ser apresentado pela Prefeitura de Biguaçu à população. Operacionalizado pelas Secretarias de Educação e de Saúde, o serviço oferecerá acompanhamento integral para meninos e meninas, desde os primeiros meses até os 18 anos de idade, que apresentem suspeitas de alterações de neurodesenvolvimento. O espaço onde serão realizados os atendimentos foi simbolicamente inaugurado na manhã desta quinta-feira (4).
Por meio do polo, anexo ao Centro Administrativo Municipal (antiga Univali Jardim Carandaí), no bairro Rio Caveiras, as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) no município receberão o suporte de uma equipe multidisciplinar, composta por médico especialista em saúde mental, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogos, educador físico, pedagogos, psicopedagogos, professor de educação especial, assistente social e profissionais da área administrativa.
Os encaminhamentos das crianças e adolescentes serão realizados através de técnicos das unidades de ensino e/ou de saúde, habilitados para identificar possíveis transtornos ou características comportamentais atípicas. Da primeira avaliação, passando pelo diagnóstico, até o começo do tratamento, cada paciente receberá uma assistência individualizada e singular, respeitando as suas necessidades e as demandas trazidas da triagem inicial.
A próxima etapa do processo de implementação do CERDIA inclui o treinamento dos especialistas para o acolhimento das famílias e a esquematização do fluxo de atendimentos, como explica o secretário de Educação, Gustavo Silva Sagas. “A previsão é de que, com a conclusão dessa fase inicial, as agendas sejam abertas já em agosto deste ano. Os interessados em se inteirar sobre o projeto podem procurar a nova sede, nossa equipe estará à disposição para prestar esclarecimentos”, complementa Gustavo.
Em sua fala, a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, reforçou a essencialidade da parceria entre as secretarias. “O CERDIA foi pensado e está sendo construído de forma integrada, pois vem ao encontro de situações que precisam ser avaliadas e acompanhadas dentro do ambiente escolar, que é, sem dúvidas, uma parte fundamental no desenvolvimento infatojuvenil, mas também exigem o olhar técnico e de cuidado dos profissionais da saúde. A demanda de casos de alterações de neurodesenvolvimento têm crescido consideravelmente e acabam por sobrecarregar a rede estadual. Por isso, o apoio do poder público municipal é fundamental para a garantia de suporte completo para quem necessita desses atendimentos”.
Para o prefeito Salmir da Silva, “esse serviço trará um ganho bastante significativo para a nossa população, considerando as dificuldades enfrentadas pelas famílias em ter acesso a um diagnóstico correto e ao tratamento adequado para que as crianças e adolescentes possam se desenvolver com dignidade e ter uma melhor qualidade de vida. Hoje plantamos uma semente, que passará, sim, por aprimoramentos para gerar os frutos esperados, mas que já demonstra um grande potencial de transformação. Agradeço imensamente a contribuição das pessoas que participaram da elaboração desse projeto e espero contar com o apoio de todos para que consigamos entregar aos biguaçuenses mais um serviço de excelência, pois esse é o nosso maior propósito”.
Também participaram do ato, celebrando essa grande conquista para a saúde pública de Biguaçu, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, vereadores e servidores, assim como representantes da comunidade.