Prefeitura de Biguaçu apoia MPSC na promoção do programa Trabalhando Juntos
A fim de oferecer oportunidades de aprendizagem profissional em empresas locais a jovens em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Biguaçu se uniu ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para promover o programa “Trabalhando Juntos”. O projeto foi oficialmente apresentado a autoridades e empresários do município em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro.
O encontro foi organizado pela 4ª Promotoria de Justiça, que atua na área da Infância e Juventude, visando fomentar a iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e com o apoio do Poder Executivo Municipal.
A proposta do programa de iniciação ao trabalho é encaminhar adolescentes em situação de acolhimento institucional, que cumpram medidas socioeducativas em meio aberto ou em situação de evasão escolar, para vagas de Jovem Aprendiz. Assim, o “Trabalhando Juntos” se torna uma ponte entre as empresas que precisam contratar e os jovens enquadrados nos requisitos para contratação.
Participaram da audiência de apresentação o prefeito em exercício, Alexandre Martins de Souza, o promotor de justiça titular da 4ª Promotoria da Comarca de Biguaçu, Dr. João Carlos Linhares Silveira, a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do projeto de Aprendizagem Profissional, Luciana Xavier Sens de Carvalho, e o representante do CIEE, Marcelo Vaz.
Como funciona o projeto
Inicialmente, é realizado um trabalho de articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, aptos a participar do programa.
Da mesma forma, ocorre um processo de sensibilização e conscientização dos empresários locais, para promover a aderência ao projeto e destinar vagas de Jovem Aprendiz a esse público.
Os jovens, por sua vez, são convidados a frequentar oficinas socioeducativas em entidades parceiras. O curso preparatório aborda conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho, como: economia pessoal; trabalho em equipe; elaboração de currículo; comportamento no ambiente de trabalho; entre outros temas.
Ao final dos dois meses e meio de formação, os beneficiados são encaminhados a cargos de aprendiz em empresas que aderiram ao “Trabalhando Juntos”.
*Com informações do MPSC