Política Nacional da Lei Aldir Blanc: Biguaçu realiza 1ª Escuta Pública com agentes culturais

Encontro será presencial, na noite desta quinta-feira (23)

Na próxima quinta-feira, 23 de maio, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), promoverá a 1ª Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro, agendado para ter início às 19h30 no auditório do Centro Administrativo Municipal (antiga Univali Carandaí), visa reunir agentes culturais para discutir e alinhar os próximos passos deste importante instrumento de fomento à cultura em todo o país, implementado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

A PNAB, criada pela Lei nº 14.399 em 8 de julho de 2022, tem como objetivo principal impulsionar a cultura nacionalmente, oferecendo suporte financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios brasileiros ao longo de cinco anos, a partir de 2023. Biguaçu, dentro desse contexto, recebeu um aporte financeiro substancial no valor de R$ 544.121,41, em 27 de dezembro de 2023.

A realização da 1ª Escuta Pública se mostra essencial para contextualizar a PNAB e garantir que os recursos a ela destinados sejam utilizados de forma transparente e benéfica para a comunidade cultural de Biguaçu, sendo uma oportunidade para os produtores culturais locais dialogarem diretamente com os responsáveis pela implementação e gestão da PNAB no município.

A fim de oferecer maior embasamento para os participantes, o Ministério da Cultura disponibilizou uma cartilha com informações detalhadas sobre a PNAB, disponível em www.bigua.sc.gov.br (ABRA ABAIXO).