Pacientes relatam melhora nos atendimentos da UPA de Biguaçu

Dedicação e cuidado que fazem a diferença! Em constante processo de aprimoramento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Biguaçu tem recebido elogios por parte da população. Após seis meses sob nova administração, contratada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pacientes relatam melhora na experiência com o serviço. Somados aos depoimentos, dados internos apontam resultados positivos quanto à agilidade e qualidade da assistência oferecida em casos de urgência e emergência. 

A paciente Mariana Borges, 28 anos, conta que, após precisar parar de utilizar a rede privada de Saúde, encontrou na unidade todo o suporte de que precisava. “Confio muito na UPA de Biguaçu, porque em todas as vezes em que precisei de assistência, fui muito bem acolhida pela equipe e de forma muito ágil. Por muito tempo, utilizei um plano de saúde, mas precisei cancelar devido a alguns problemas com a empresa prestadora do serviço. E quando resolvi procurar auxílio médico aqui, me surpreendi, pois tive um atendimento muito melhor do que nos hospitais particulares que eu frequentava”.

Usuária habitual do serviço, a senhora Maria Tereza Goulart, de 63 anos, explica quais foram as mudanças sentidas por ela neste último semestre. “Nos últimos meses, notei uma grande diminuição no tempo de espera por atendimento. Além disso, os médicos e enfermeiros são muito atenciosos e competentes. Está realmente muito bom! Espero que possamos testemunhar cada vez mais melhorias”.  

Rodrigo Peixoto, 43 anos, deixou outra cidade da região para viver em Biguaçu após a pandemia de Covid-19 e afirma que, desde que chegou ao município, só tem elogios para os serviços públicos de Saúde locais, especialmente para a UPA 24 horas. “Estou sendo muito bem atendido e tive uma resposta muito rápida para o tratamento do meu problema de saúde. Venho de outro município e só tenho a agradecer e parabenizar Biguaçu, pois nunca recebi uma assistência tão ágil e prática”. 

Para a secretária de Saúde, Magali Prazeres, “é muito importante acompanhar de perto os atendimentos oferecidos para a população. Conversar com os usuários, entender o que precisa ser melhorado e o que está funcionando, permite que estejamos sempre aperfeiçoando o serviço e assegurando uma assistência digna para as famílias. Por isso, a Secretaria de Saúde, junto à empresa responsável pela UPA e a fiscal de contrato, designada para supervisionar e garantir o cumprimento do plano de trabalho proposto para a unidade, estará sempre de portas abertas para ouvir e atender às necessidades da comunidade“, garante a secretária.

Melhorias realizadas e resultados em números

Em operação desde fevereiro de 2023, a organização social responsável pelo gerenciamento da UPA de Biguaçu promoveu diversas mudanças que impactaram positivamente no dia a dia da unidade, a partir de investimentos em novos equipamentos, materiais, estrutura e ampliação da equipe. 

Nos últimos seis meses, a unidade ganhou uma nova sala de eletrocardiograma, sala de exames rápidos e ambientes mais aconchegantes, teve a pintura renovada, passou por diversos reparos e  recebeu mais insumos, como 10 novas bombas de infusão.

Somado a essas melhorias, o quadro de profissionais também cresceu, com a contratação de um novo médico, dois enfermeiros e um técnico de enfermagem, além de funcionários que atuam no “Posso Ajudar?”, solução implementada para agilizar e humanizar ainda mais os atendimentos. 

A efetividade dessas ações na otimização do serviço também pode ser confirmada através de dados internos, que apontam uma redução no tempo médio de espera para pacientes com classificação azul (não urgentes), de cinco para duas horas, assim como o aumento do número de atendimentos diários, que passaram de 275 para 310.

Quando procurar a UPA? 

Em funcionamento sete dias na semana, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas é responsável pelos atendimentos intermediários, entre a  média e alta complexidade, ou seja, aqueles casos que precisam de atenção imediata, mas não se caracterizam como situações extremamente críticas. 

O serviço garante assistência médica rápida e qualificada para diversas condições de saúde. A fim de orientar os usuários, a Secretaria de Saúde de Biguaçu elencou algumas circunstâncias em que é indicado buscar o suporte da unidade. Confira: 

Febre alta e persistente;

Tosse severa ou dificuldade respiratória moderada;

Dor abdominal ou cólica;

Quadros de gastroenterite (vômitos e diarreia intensos);

Fraturas sem deslocamento;

Cortes ou feridas, com pouco sangramento, que necessitam de pontos;

Reações alérgicas leves a moderadas;

Quadros de infecção urinária;

Queimaduras leves.

Como contribuir para a otimização dos atendimentos

Os feedbacks são essenciais para a construção de um fluxo mais eficiente, que atenda às reais necessidades e anseios dos usuários. 

Para ajudar a otimizar o serviço, os pacientes podem registrar as suas críticas, sugestões e elogios através da Ouvidoria Municipal, que encaminha as informações à Secretaria de Saúde. 

Os canais para contato são o 0800 6012282,  telefone fixo (48) 3094-4122,  WhatsApp (48) 991136540 e o e-mail ouvidoria@bigua.sc.gov.br. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Além da Ouvidoria, a própria UPA 24 horas conta com um sistema de pesquisa de satisfação, onde, logo após os atendimentos, os usuários são contatados via WhatsApp, para relatarem as suas experiências e deixarem sugestões.