Outubro Rosa: Prefeitura de Biguaçu realiza Dia D com mutirão de exames preventivos gratuitos

Ação ocorrerá em no próximo sábado (19), das 8h às 12h e das 13h às 16h

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e da saúde feminina, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado (19) o Dia D da campanha com um mutirão de exames preventivos e solicitação de mamografias. A ação vai ocorrer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no horário das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h.

As interessadas em participar devem comparecer à unidade de referência levando documento de identificação com foto e o cartão do SUS (se tiver), não sendo necessário agendamento. Os exames preventivos serão ofertados preferencialmente para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos e a solicitação de mamografia de rastreamento para quem tiver acima de 50 anos (faixas etárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde).

A oferta de exames em um sábado pretende facilitar o acesso das mulheres que por conta dos compromissos diários não podem comparecer à UBS em dias de semana. No entanto, os exames seguem disponíveis de segunda a sexta-feira, basta solicitar agendamento na própria UBS.

Veja as unidades que estarão abertas para o mutirão:

UBS Bom Viver

UBS Cachoeiras

UBS Carandaí

UBS Centro

UBS Estiva

UBS Fazenda

UBS Fundos

UBS Jardim Janaína

UBS Marco Antonio

UBS Prado

UBS Praia João Rosa

UBS Santa Catarina

UBS Saveiro

UBS Sorocaba de Dentro

UBS Tijuquinhas

UBS Três Riachos

UBS Vendaval

Siga as orientações para a coleta do exame preventivo:

– Não estar menstruada;

– Não ter relação sexual e não fazer uso de duchas ou lubrificantes vaginais nas 48 horas antes do exame.