Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Biguaçu faz retrospectiva do ano de 2024

No que tange ao Desenvolvimento Profissional, o ano de 2024 foi marcado por uma série de atividades de educação permanente como treinamentos, oficinas e capacitações organizadas e/ou apoiadas pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde em conjunto às áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da saúde no município e favorecer a autonomia, o protagonismo e a valorização profissional dos servidores, fortalecendo ainda mais a Rede de Atenção à Saúde. A seguir, resumo das principais atividades realizadas ao longo do ano de 2024.

A primeira atividade ocorreu ainda no mês de janeiro, destinada para a maior categoria profissional existente na Secretaria de Saúde. A apresentação do Regimento Interno – Atribuições ACS ocorreu nos dias 29, 31 de janeiro e 5 de fevereiro, contando com a presença de 93 profissionais.

Em 22 de fevereiro, ocorreu a I Mostra de Experiências Exitosas do Município. Nesta atividade, os profissionais de saúde inscreveram trabalhos bem sucedidos realizados em suas áreas de atuação. Todos os projetos inscritos foram avaliados por uma banca e os cinco maiores pontuadores puderam exibir os seus trabalhos no evento. Os três trabalhos melhor avaliados foram premiados. Os autores e co-autores dos três trabalhos premiados na I Mostra de Experiências Exitosas do Município de Biguaçu foram liberados para participar do Seminário COSEMS, que ocorreu em 3 e 4 de abril. Cabe destacar que o primeiro e segundo colocados da Mostra, também expuseram seus trabalhos neste Seminário, trazendo destaque na esfera estadual, durante a Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. O evento contou com a presença de 23 participantes. Detalhes desses trabalhos estão disponíveis no Observatório em Saúde.

Em março, em referência ao Mês da Mulher, ocorreu uma capacitação sobre coleta e interpretação do exame citopatológico do colo uterino para os enfermeiros do município, de modo a melhorar cada vez mais a qualidade das amostras encaminhadas ao laboratório. Nesse momento, participaram 34 profissionais.

Devido ainda ao elevado número de focos/casos de dengue, realizou-se uma capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, totalizando 67 participantes, atividade essa desenvolvida no auditório da UNIVALI, e ministrada por Fidel Albuquerque.

Ainda em abril, nos dias 16 e 18, ocorreu uma capacitação intersetorial para as coordenadoras de Unidades Básicas de Saúde (UBS), junto aos setores: SISREG, NEPS, VE, DAB, Almoxarifado, CAPS e RH.

A capacitação do Suporte Básico de Vida abriu o mês de maio, destinando-se para as cinco profissionais da equipe multidisciplinar do programa “Melhor em Casa”. A mesma também ocorreu na Semana de Enfermagem, atividade ministrada por Paulo Hilzendeger, Leonel Brockveld e Rogério Cruz no auditório da UNIVALI, contando com a participação ativa de 100 pessoas. 

Este ano, a Semana da Enfermagem aconteceu entre os dias 13 e 15 de maio e contou com a parceria entre a Secretaria de Saúde do Município, o Conselho Regional de Enfermagem – SC, a UNIVALI Biguaçu e a Qualis Ensino na construção de um cronograma recheado de atividades para profissionais e acadêmicos de Enfermagem, incluindo palestras, mesas de debate, oficinas, treinamentos entre outros.

Em 22 de maio, os operadores do Sistema de regulação das Unidades Básicas de Saúde tiveram uma capacitação com a diretora da Regulação Municipal, a enfermeira Maria Eduarda Pereira Caminha, no total foram 38 profissionais capacitados. No dia seguinte, 23 de maio, ocorreu uma importante capacitação para 12 enfermeiros da atenção básica, inserção do Implanon, ministrada por Paula Dorosz e Raquel Panatieri, tornando o acesso mais fácil a este meio de planejamento familiar para a população. Na manhã do mesmo dia, ainda ocorreu uma capacitação sobre Contracepção na Atenção primária à Saúde para os Agentes Comunitários de Saúde. No dia seguinte, 24 de maio houve ainda, uma apresentação referente as atualizações do E-SUS PEC, ministrada aos ACS, esta é a ferramenta de trabalho/cadastros familiares/prontuários eletrônicos utilizadas pela SMS, ferramenta esta que é federal, e que Biguaçu se enquadra como um dos municípios pilotos para adequações e melhorias do mesmo.

Em julho, houve a implantação de um novo serviço no município, o Centro Especializado de Referência em Desenvolvimento da Infância e Adolescência – CERDIA e em 12 de agosto foi realizada uma capacitação para orientação sobre os serviços ofertados, fluxos, encaminhamentos, testes a serem realizados pelos profissionais entre outros. A capacitação teve como público-alvo as coordenadoras das UBS, enfermeiros(as) e médicos(as) das UBS.

O mês de julho esteve repleto de atividades, no dia 2, ocorreu uma capacitação para 17 enfermeiros sobre Estomas, no auditório da Policlínica. No dia seguinte, uma palestra sobre a desmistificação da odontopediatria para 45 profissionais da odontologia, ministrada pela odontopediatra Barbara Branz. E nos dias 17 e 19 houveram ainda a Capacitação Lavagem de Ouvido para 31 enfermeiros e a Capacitação Sutura para 49 enfermeiros, ampliando ainda mais o leque de ações da categoria, e garantindo o cuidado compartilhado da equipe de saúde, seguindo as determinações da resolução COFEN 731, de 13 de novembro de 2023, que regulamenta a realização de sutura simples por enfermeiras e enfermeiros em lesões superficiais.

O mês dourado do ano, agosto, começou já no dia 1º com uma Imersão em Aleitamento Materno, com a participação de 19 enfermeiros(as), ministrado pela Enfermeira Obstétrica Paula Andreia Echer Dorosz. 

A Capacitação Central de Material e Esterilização ocorreu no dia 5 de agosto para 36 servidores que atuam no CME dos estabelecimentos de saúde da Secretaria, com o intuito de ampliar e atualizar os conhecimentos acerca do tema.

Em 27 de agosto, a enfermeira Natalia da Silva Alpoim ministrou uma capacitação de Manejo da Gestação de Alto Risco para 25 enfermeiros da ESF.

A Dengue foi o tema que deu abertura às capacitações de setembro, dessa vez, destinada aos professores, sendo considerados importantes multiplicadores de informações. Nessa atividade participaram 50 servidores da educação. Outra capacitação que ocorreu em setembro foi no dia 12, sobre Falhas no Registro de Enfermagem e suas Implicações Legais, ministrada por um advogado e Conselheiro do COREN a 48 profissionais de Enfermagem.

Em outubro, foi realizada a Semana da Fisioterapia nos dias 14 e 15, com a presença do CREFITO10, e diversos palestrantes que trouxeram atividades tanto para o desenvolvimento profissional, quanto pessoal, a exemplo da palestra intitulada “Integração Sistêmica da Fisioterapia: O Papel da Constelação Familiar”, ministrada pela Terapeuta Karine Castro.

Ainda em outubro, aconteceu a Semana da Saúde Bucal entre os dias 22 e 24, com diversas palestras recheadas de atualizações e inovações da odontologia. 

E para finalizar, foi lançada e apresentada aos Agentes Comunitários de Saúde a Cartilha Municipal de Orientação aos Agentes Comunitários de Saúde no Combate à Dengue, na manhã dos dias 9, 11 e 13 de dezembro, atividade essa distribuída por distritos e contou com a participação de 97 profissionais, entre ACS, ACE, e Coordenadoras das UBS.

Essas atividades tiveram como principal objetivo qualificar e aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais da saúde, otimizando a educação permanente para que as ações planejadas pudessem transcender ao munícipe, oferecendo a este a garantia de uma melhor assistência e contribuindo para o aprimoramento contínuo dos serviços públicos de saúde, a melhora nos indicadores de saúde e dos dados epidemiológicos da população de Biguaçu.