Nova sede da Prefeitura de Biguaçu é inaugurada

O município passará a economizar aproximadamente R$ 1 milhão por ano com aluguéis de salas, recursos que serão destinados a áreas prioritárias

A longa espera de 11 anos para o prédio da rua São José ser concluído chegou ao fim. Isso porque a Prefeitura Municipal o inaugurou na sexta-feira, 28 de junho. No edifício de seis pavimentos funcionará o Centro Administrativo Municipal Professor Lauro Locks, que irá concentrar a sede do Poder Executivo e várias secretarias.

O ato inaugural reuniu centenas de pessoas e contou com a apresentação da Escola de Música de Biguaçu Reduzino Romão de Faria, sob a regência do maestro Lincoln Thiego Espindola. Também houve as bênçãos do padre Ewerton Martins Gerent e do presidente do Conselho de Pastores de Biguaçu, Douglas Pedroso.

A OBRA

A construção foi iniciada em 8 de dezembro de 2010, mas parou em 2013 por falta de recursos. Em 2021, a atual gestão iniciou as tratativas para terminá-lo. Projetos de execução foram atualizados e os recursos captados junto à Caixa Econômica Federal. A licitação foi realizada no começo de 2023 e a ordem de serviço emitida em 26 de maio do ano passado.

A conclusão dessa estrutura, além de gerar economia aos cofres municipais, também irá agilizar serviços públicos ao cidadão. Atualmente, há secretarias espalhadas em locais diferentes, o que acaba dificultando a vida do contribuinte. Com um centro administrativo no referido prédio, uma boa parte dos serviços públicos ficará em um único local, dando agilidade ao atendimento.

Em algumas semanas também será feita a entrega do prédio onde funcionava a Secretaria Municipal de Educação, na rua Hermógenes Prazeres (que passará a abrigar a sede da Câmara de Vereadores).

Após o término das duas obras, o município passará a economizar aproximadamente R$ 1 milhão por ano com aluguéis de salas – recursos que serão destinados a áreas prioritárias da administração municipal, como saúde e educação, por exemplo.

O HOMENAGEADO

Natural de Braço do Norte, Lauro Locks era formado em Filosofia e em Direito. Foi professor na rede municipal de ensino naquele município, diretor de escolas e se tornou líder educacional. Foi eleito deputado estadual várias vezes, atuando na Assembleia Legislativa de Santa Catarina entre 1955 e 1970. Foi secretário de Estado da Educação em 1964, na gestão do então governador Celso Ramos. Esteve conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, nomeado em 1968. Também foi prefeito de Biguaçu entre 1973 a 1976.

O QUE DISSERAM AS AUTORIDADES

O prefeito Salmir da Silva comentou que “esta realmente é uma obra imponente. Internamente é muito maior do que parece ser por fora. Mas para retomar esta obra a gente precisou ter um pouquinho de coragem, afinal, ela tinha sido projetada para ser sede da Câmara. Os projetos precisaram ser refeitos e os recursos necessários para a finalização do prédio captados. Hoje esta obra é uma realidade e será a sede da Prefeitura de Biguaçu. Com esta nova estrutura, poderemos tirar várias secretarias de salas locadas e gerar economia aos cofres municipais”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza pontuou que “a nova sede da Prefeitura de Biguaçu irá proporcionar também melhores condições de trabalho para os servidores públicos que diariamente fazem o atendimento à população. Aqui eles irão atender aos munícipes com o mesmo amor e carinho que já têm na prefeitura, lá na Praça Nereu Ramos. Estaremos aqui para acolher cada um de vocês”.

O prefeito de São José, Orvino Coelho D’Ávila, que veio prestigiar a solenidade, comentou que “a população espera de nós gestores públicos a boa aplicação dos recursos, não deixando obras inacabadas. E aqui eu vejo uma obra que foi finalizada após ficar mais de 10 anos parada. Esta inauguração representa a boa gestão do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão”.

Também participaram do evento a promotora de Justiça Cristina Costa da Luz Bertoncini, o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, o comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jader Peron Schlichting, o comandante da 3ª CIA de Bombeiros Militar, capitão Gabriel Schmitt Laurentino, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, lideranças empresariais, comunitárias e eclesiásticas e a comunidade local.