Programa Qualifica Biguaçu forma 85 novos profissionais capacitados

O Programa Qualifica Biguaçu acaba de formar 85 novos profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho. Em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (27), os alunos das turmas de Auxiliar Administrativo, Operador de Esquadrejadeira, Soldador Mig/Mag, Soldador Tig e Soldador Eletrodo Revestido receberam os certificados de conclusão dos cursos.

A formatura, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai),  lotou o auditório do Centro Administrativo Municipal, no bairro Rio Caveiras, com familiares e amigos dos estudantes. O momento também foi prestigiado por autoridades locais.

As capacitações gratuitas tiveram duração média de 1 a 2 meses; e abordaram os fundamentos teóricos e técnicos essenciais para o exercício de cada função.

Arquimedes Ritta Pinto e Lara Lemos Pinto, pai e filha, que vieram da cidade de Rio Grande, RS, para morar no município, se inscreveram juntos para os cursos de Auxiliar Administrativo e Soldador Eletrodo Revestido, respectivamente. Após receberem os seus certificados, ambos felizes com a oportunidade e satisfeitos com tudo o que aprenderam.

Para Lara, “o curso foi uma grande oportunidade para mim, que vim de uma cidade pequena, onde não havia oferta de cursos gratuitos, assim como de empregos. Em Biguaçu, apenas três meses após a nossa chegada, conseguimos trabalho e a chance de participar de uma formação de qualidade. Temos muito a agradecer  às autoridades e servidores do município, por toda a atenção e carinho que tiveram conosco”, finalizou.

“A formação da qual eu participei abrirá novas portas para a minha carreira e possibilitará muitas conquistas. Ainda não atuei na área, mas, diante do crescimento e potencial que percebemos em Biguaçu, tenho certeza de que não será difícil encontrar uma boa colocação. Estou realmente muito satisfeito”, comemorou Arquimedes.

“As formaturas do Programa Qualifica Biguaçu são sempre motivo de muita alegria para nós, enquanto gestores públicos. O fato de vocês chegarem até aqui e conquistarem os seus diplomas demonstra que estamos alcançando um grande resultado e que, muito além de abastecer o mercado com mão de obra qualificada, estamos transformando vidas e realidades para melhor. Parabéns e gratidão a todos, por terem se dedicado e não desistido no meio do caminho, assim como por acreditarem na proposta deste projeto”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Leal, aos formandos.

O prefeito Salmir explica que “o Município está  em constante contato com as empresas locais, a fim de avaliar as necessidades de capacitação e garantir que as vagas abertas sejam ocupadas por moradores de Biguaçu, que, a partir dessa ação, não precisarão mais buscar empregos em outras cidades. Outro aspecto importante avaliado e levando em consideração para a oferta de  formações, são as oportunidades que surgirão nos próximos anos, com a chegada de novos empreendimentos no município. A população deve sempre estar atenta às divulgações realizadas pela Prefeitura, para não perder as atualizações sobre os cursos  ”.

Na cerimônia, o Poder Público Municipal também esteve representado pelo vice-prefeito Alexandre Martins de Souza e por secretários municipais.

Primeiros 18 meses de Qualifica Biguaçu

O programa, que iniciou as atividades em janeiro de 2022, é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Senai, com a proposta de gerar oportunidades e atender a demanda de mão de obra qualificada no município.

No ano passado, mais de 200 pessoas participaram dos 11 cursos gratuitos oferecidos na primeira etapa e início da segunda fase do projeto.

Em 2023, somente no primeiro semestre, foram cinco turmas abertas e 85 vagas oferecidas a moradores do município, com idade a partir de 14 anos. A previsão é de que nos próximos meses sejam abertas quatro novas turmas.