Secretaria de Saúde de Biguaçu inaugura Ambulatório de Feridas

As pessoas que têm feridas que demoram a cicatrizar agora contam com um serviço especializado em Biguaçu, o Ambulatório de Feridas, que foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (29), na Policlínica Municipal, localizada na Praia João Rosa. O local é dotado de profissionais especializados e materiais ambulatoriais específicos para cada tipo de ferida. Entre as que demoram muito tempo para cicatrizar estão as do pé diabético, úlceras vasculares, úlceras arteriais, úlceras mistas e queimaduras.

O ambulatório será administrado pela doutora em Enfermagem Daniella Lima, que também é especializada em Estomoterapia (que trata da atuação nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência urinária). Lima foi quem propôs a criação do ambulatório após constatar alta demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O objetivo do nosso ambulatório é cuidar daquelas pessoas que precisam de um olhar mais especializado, que estão com aquelas feridas que demoram muito a cicatrizar, para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente”, informou Daniella.

A doutora explicou que a estimativa é que Biguaçu tenha acima de 1.000 pessoas com feridas desse tipo. O ambulatório inaugurado nesta segunda tem capacidade para atender cerca de 20 pacientes por dia. Os interessados devem procurar a UBS de seu bairro para que a equipe médica da unidade analise o paciente e faça o agendamento, caso seja necessário.

A secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Eliane Pereira Prazeres, comentou que os materiais que serão usados no Ambulatório de Feridas são apropriados para acelerar a cicatrização. “São feridas que precisam utilizar aquelas coberturas especiais, como placa de hidrocoloide ou alginato de cálcio, por exemplo, que são mais resistentes e são aplicadas por tempo maior tratando essa ferida crônica, e isso que vai acelerar o processo”.

No ato de inauguração, o prefeito Salmir da Silva disse que a Secretaria de Saúde está empenhada em promover melhorias para toda a sociedade e que a administração municipal está dando todo o respaldo necessário para a implantação de vários projetos. “Hoje inauguramos o Ambulatório de Feridas. Há poucas semanas abrimos aqui mesmo na Policlínica o espaço para a saúde da mulher. Em breve vamos abrir novas unidades de saúde. Muitas ações que vocês vêm fazendo têm dado muito resultado positivo para a comunidade e a Prefeitura de Biguaçu estará participando junto com vocês nessa evolução em prol da qualidade de vida de nossa população”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza pontuou que “as melhorias na área da saúde estão acontecendo, pouco a pouco e sempre avançando. E estamos percebendo isso lá fora, com a resposta positiva da sociedade nas visitas que fazemos. E são com ações como essa que conseguiremos melhorar a saúde para toda a comunidade”.

Também participaram do ato o presidente da Câmara Municipal, Cristyan Silveira Prazeres, os vereadores João Luiz Luz, Ednei Müller Coelho (Patê), Luiz José Martins Júnior (Zezé), Israel Gaspar (Israel da Paty), Laudemir Clóvis Pastorello (Chimia), Luan de Souza Pereira e Lucas Rosa Vieira (Manequinha); secretários municipais e servidores da Secretaria de Saúde.