Biguaçu ganha Departamento de Bem-Estar Animal

Ainda mais atenção, cuidado e carinho para os nossos amigos de quatro patas: a partir de agora, Biguaçu passa a contar com um Departamento de Bem-Estar Animal (Dibea). A Lei Complementar n º 254/2023, que determina a criação do órgão, bem como do Sistema Municipal de Prevenção, Controle e Acompanhamento de Zoonoses, foi sancionada pelo prefeito Salmir da Silva na noite dessa quinta-feira (25), em cerimônia realizada na Prefeitura.

Vinculada à Secretaria de Saúde e à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), a nova estrutura de proteção e promoção da saúde animal atuará no desenvolvimento de ações e programas, que reforcem o controle e acompanhamento da população animal, a prevenção e combate às zoonoses e a defesa dos direitos dos animais.

O prefeito Salmir explica que este é apenas o primeiro passo para um novo tempo e atenção do poder público para com a saúde animal em Biguaçu. “Hoje, damos início a um grande projeto, que viabilizará a oferta de uma estrutura completa, voltada exclusivamente para a garantia do bem-estar dos animais. Com a implantação do Dibea, especialmente, teremos a possibilidade de firmar parcerias e unir forças com as entidades e os defensores, para o planejamento de ações efetivas e a conquista de novos recursos e espaços, a fim de oferecer serviços de excelência, que, mais para frente, se tornarão referência”.

Para o ato de sanção, foram convidados protetores dos animais do município e como não poderia ser diferente, um representante dos próprios “patudos”, o Nescau, cãozinho acolhido pela Ong Adote um Focinho Biguaçu.

Luisa Bastian, presidente da Adote, conta quais são as expectativas dos protetores com relação ao Departamento. “Biguaçu evoluirá muito com a criação do Dibea. Os animais serão os maiores beneficiados e, com certeza, agradecem toda a atenção que o Município está dando para esta causa, que há muito tempo estava esquecida. Só temos a comemorar, pois as entidades e os protetores independentes, além das famílias carentes, receberão o apoio necessário. Esperamos ainda, que a população também seja afetada, principalmente por meio de trabalhos de orientação e conscientização sobre a importância da garantia do bem-estar animal”.

Também participaram da solenidade de assinatura o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, o superintendente da Famabi, Sandro Marcos Coutinho, além de secretários, vereadores e servidores municipais.

Confira a Lei Complementar n º 254/2023 na íntegra no anexo.