Biguaçu e Sebrae Santa Catarina firmam parceria em prol do turismo local
A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), e o Sebrae Santa Catarina firmaram parceria para a promoção de ações que visam o desenvolvimento estratégico do município no âmbito do turismo. O Projeto Viva Biguaçu contempla quatro grandes estratégias: o Turismo Rural – Terra de Biguaçu, Turismo Pedagógico, Plano Municipal de Turismo e o Place Branding.
Por meio do Terra de Biguaçu, são disponibilizadas consultorias especializadas para o acesso ao mercado turístico comprador, desenvolvidas com os produtores rurais, que dispõem de atrativos turísticos em suas propriedades. A metodologia prepara empreendedores, com foco na promoção e comercialização. Para isso, as propriedades receberão consultoria individual com foco na organização da oferta, precificação, definição dos multicanais de distribuição. Na sequência, serão desenvolvidas consultorias coletivas objetivando a promoção integrada dos atrativos de Biguaçu.
Já o turismo pedagógico, entra como uma excelente ferramenta de educação para transpor as paredes e muros das escolas e universidades. Este tipo de turismo tem como propósito evidenciar e valorizar os atrativos do município, estruturando atividades didático-pedagógicas para interação, vivências e troca de experiências com estudantes, professores e anfitriões, possibilitando muitos aprendizados. Desta forma, se constrói a cultura do bem-receber e a importância de valorizar a paisagem, natureza, história, cultura e os saberes das pessoas que constituem o território de Biguaçu.
O Plano Municipal de Turismo é um documento que define as estratégias e diretrizes para o desenvolvimento do turismo no município, incluindo uma análise do turismo local, identificando seus pontos fortes e fracos e suas oportunidades e ameaças. A partir disso, são estabelecidos objetivos a serem alcançados, e as ações necessárias para atingi-los. Sua elaboração e implementação são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do turismo no município e para a geração de emprego e renda na região.
O Place Branding consiste em um novo termo abrangente para definir a marca de um território, região, destino ou cidade. É o processo de definição e estruturação de estratégias de comunicação, imagem e posicionamento para um mercado-alvo. As cidades estão hoje inseridas em um ambiente competitivo para atrair investimentos, residentes, visitantes a negócios e turistas. O posicionamento e estratégias de comunicação, usando técnicas de branding, contribuem para melhorar essa performance.
“Essas iniciativas consistentes e executadas de forma simultânea irão possibilitar uma projeção do município de Biguaçu, estruturação da atividade econômica do turismo, ampliação da oferta turística, acesso a mercado e a cocriação do conceito, marca e posicionamento de Biguaçu. Só temos a ganhar, tenho certeza de que será um projeto de muito sucesso e benéfico para todos os moradores da região e turistas”, afirma o Gerente do Sebrae da Grande Florianópolis, Roberto Tavares.
“Esta parceria com certeza trará inúmeros benefícios, por meio de estratégias que valorizam o produtor rural biguaçuense, estimulam a identificação, sentimento de pertencimento e apreço da população por tudo o que o município tem a oferecer e fomentam um setor promissor, que há muito tempo precisava da nossa atenção, o turismo”, conclui o prefeito Salmir da Silva.
Os proprietários rurais, empresários, instituições e associações interessados em participar destes projetos podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer pelo telefone (48) 3094-4126 ou e-mail turismo.secetul@gmail.com.