Vacina bivalente é liberada para todos os públicos prioritários
Além das gestantes e puérperas, agora todos os grupos prioritários que têm direito à vacina bivalente contra a Covid-19 já podem receber o imunizante. A fórmula bivalente protege contra o Coronavírus original (Sars-CoV-2) e contra as variantes que surgiram posteriormente, como a Ômicron e suas cepas subsequentes.
A recomendação inicial era de que essa vacina fosse aplicada em fases, mas considerando a entrega apropriada dos imunobiológicos pelos fornecedores e capacidade operacional de distribuição das doses, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde recomendam a imediata liberação a todos os públicos prioritários. São eles:
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e trabalhadores;
– Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade, que incluem pessoas transplantadas, pessoas vivendo com HIV, pessoas em uso de imunossupressores, pessoas com imunodeficiências primárias, portadores de doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, pessoas com neoplasias hematológicas e pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides;
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos);
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos);
– População privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Apenas poderão receber a vacina bivalente aquelas pessoas que estiverem nos grupos prioritários e com o esquema inicial completo, com, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (duas doses da vacina Pfizer, AstraZeneca e Coronavac ou dose única da Janssen), obedecendo o intervalo de quatro meses da última dose. A vacina bivalente é produzida pelo laboratório Pfizer/Biontech e poderá ser recebida independentemente dos fabricantes das doses do esquema inicial.
As doses estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Biguaçu, com exceção das localizadas nos bairros Centro e Jardim Janaína, onde estão concentradas as vacinas Covid Baby e Pediátrica. Veja os locais e horários:
Fundos – segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h;
Santa Catarina – segunda e sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h;
Prado, Saveiro, Vendaval, Três Riachos, Bom Viver, Marco Antônio e Cachoeiras – segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Leve documento de identificação, cartão do SUS (se tiver) e os comprovantes das doses contra Covid-19 recebidas anteriormente. Em caso de categorias profissionais, apresente ainda um comprovante do vínculo profissional.
A recomendação é que as pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários devem seguir buscando a imunização com as vacinas monovalentes, também disponíveis nas UBS conforme o cronograma acima.
Mais informações sobre a vacinação estão em www.bigua.sc.gov.br, no botão Covid-19.