Municípios da Grande Florianópolis receberão R$ 10 milhões para reforçar o combate a dengue

O valor foi anunciado pelo governador Jorginho Mello aos prefeitos de Biguaçu, Salmir da Silva; de Florianópolis, Topázio Neto; de Palhoça, Eduardo Freccia, e de São José, Orvino Coelho de Ávila, na tarde desta segunda-feira (20), em ato realizado na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, disse que será implantado o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE-Arboviroses) para desencadear medidas rápidas e de forma intersetorial no combate ao mosquito, além de auxiliar as equipes municipais na intensificação das ações.

As quatro principais cidades da região metropolitana da capital estão com números altos de casos de dengue e de focos de criadouro do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da doença.

Em Biguaçu, dos 206 casos notificados do começo do ano até agora, 49 foram confirmados e 24 aguardam resultados de exames feitos pelo Laboratório Central do Estado. São José e Palhoça já decretaram situação de emergência em razão da epidemia da dengue.

De acordo com o boletim mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, dos quatro municípios, Florianópolis é o que tem o maior número de focos criadouros do mosquito entre janeiro e março de 2023, com 2.488, seguido de São José, 1.182, Palhoça, 1.005 e Biguaçu, 460.

Para o prefeito Salmir da Silva, o reforço financeiro anunciado pelo Governo do Estado é importante neste momento de alta nos casos da doença para a prefeitura intensificar as ações com as equipes de vigilância epidemiológica. “Nossos agentes da vigilância estão incansavelmente trabalhando nas ruas para eliminar focos do Aedes aegypti e esse apoio anunciado hoje vai nos ajudar a ampliar isso. Porém, o combate à dengue é um dever de todos, não só do município. Por isso, é importante que cada cidadão faça a sua parte também”, comentou.

A secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Eliane Pereira Prazeres, que acompanhou o prefeito durante o anúncio do governador, informou que o valor que cada município receberá será proporcional aos casos notificados e ressaltou que “devemos manter o foco nas limpezas dos terrenos, não deixar nenhum objeto que possa acumular água, até uma tampinha de garrafa pode oferecer riscos. Peço apoio à população para receber os agentes de endemias nas visitas domiciliares. Reforço também o uso de repelentes para prevenir a picada”, disse Magali.

A Secretaria da Saúde ampliará os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), já solicitou compra de testes rápidos para agilizar os resultados e também distribuirá repelente para a população. A secretaria está desenvolvendo ações de pulverização nas áreas com focos e atividades educativas e de conscientização nas escolas.