Saúde de Biguaçu amplia faixa etária para aplicação da vacina bivalente
As etapas de vacinação contra a Covid-19 voltam a avançar em Biguaçu. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, amplia, a partir desta terça-feira, 7 de março, a faixa etária para aplicação da vacina bivalente. Conforme determinação da Secretaria de Estado da Saúde, o grupo prioritário a ser atendido nesta fase é o número 2, formado por idosos com idade entre 60 e 69 anos.
Além do novo público autorizado, continuam sendo imunizadas as pessoas com mais de 70 anos, abrigados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, população indígena e imunocomprometidos.
Para receber a vacina bivalente, é necessário ter completado o esquema inicial com as vacinas monovalentes, ou seja, ter tomado ao menos as primeiras duas doses dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e Coronavac ou dose única da Janssen, e obedecer ainda ao intervalo de quatro meses com relação à última dose.
A aplicação segue sendo realizada nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto Centro e Jardim Janaína, onde estão concentradas as vacinas Covid Baby e Pediátrica. Veja os locais e horários:
Fundos – segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h;
Santa Catarina – segunda e sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h;
Saveiro, Vendaval, Três Riachos, Bom Viver, Marco Antônio, Prado e Cachoeiras – segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Os documentos solicitados são os comprovantes das doses contra Covid-19 recebidas anteriormente, documento de identificação e o cartão do SUS (se tiver).
A progressão para os próximos grupos deve ocorrer mediante definições do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde e a chegada de doses. Veja todas as fases de aplicação da vacina bivalente:
Fase 1 – pessoas com idade igual ou superior a 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos (incluindo abrigados e trabalhadores), população indígena e imunocomprometidos (pessoas transplantadas, pessoas vivendo com HIV, pessoas em uso de imunossupressores, pessoas com imunodeficiências primárias, portadores de doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, pessoas com neoplasias hematológicas e pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides);
Fase 2 – pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3 – gestantes e puérperas;
Fase 4 – trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.
As famílias com pacientes acamados, domiciliados e pessoas com dificuldades de mobilidade devem entrar em contato com o Agente Comunitário de Saúde ou na sua UBS de referência para solicitar o agendamento domiciliar.
É contraindicada a vacinação para quem teve Covid-19 grave há menos de três meses e para casos leves nos últimos 30 dias, considerando a data dos primeiros sintomas ou do teste positivo.
Mais informações sobre a vacinação estão disponíveis em www.bigua.sc.gov.br, clicando em Covid-19.