Aulas de natação e hidroginástica contemplam 220 pessoas em Biguaçu

Atividades físicas na água são comprovadamente benéficas para a saúde, principalmente por proporcionar capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas, como equilíbrio e coordenação motora. Em Biguaçu, um projeto da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer (Secetul) beneficia crianças e adolescentes, que praticam natação, e idosos que necessitam de hidroginástica. Ao todo, são 220 pessoas contempladas.

As atividades ocorrem de forma gratuita na piscina da Marlim Natação, por meio de um convênio realizado com a Prefeitura Municipal. A água é aquecida a 31º, o que possibilita a atividade física durante todo o ano, inclusive nas estações mais frias, como o Outono e o Inverno. Os idosos fazem hidroginástica durante a manhã e as crianças e os adolescentes praticam aulas de natação no período da tarde, sob a orientação do professor Silésio Gonçalves dos Santos.

Para o secretário Davi Nunes de Oliveira, que também é professor de Educação Física, “a natação é uma grande ferramenta para potencializar a aptidão física, muscular e cardiovascular e tem um fator muito importante na socialização, que também é um grande instrumento para promover a saúde preventiva da população”.

Altair Souza, pai de Amábile Vitória, de 10 anos de idade, diz que as aulas de natação ajudam muito a sua filha, “principalmente porque ela ficou mais ativa. Hoje o grande problema é conseguir tirar as crianças do celular, e depois que ela começou a nadar aqui, ficou mais ativa para outras coisas, até em casa, para fazer outras brincadeiras e atividades, então a natação contribuiu muito nisso”.

Bruno Teixeira, pai de Bernardo Vieira Teixeira, de 9 anos, disse que “o projeto é muito interessante, é caprichado mesmo, meu filho adora vir aqui nas aulas de natação. Eu já estive em outras cidades e não vi esse projeto, então tenho que parabenizar a Prefeitura de Biguaçu por essa iniciativa”, completou.

Andrea de Oliveira Silva leva o filho André Wagner de Santana Silva, de 10 anos, e o sobrinho Samuel dos Santos Cardoso, de 11 anos, e comenta que “a natação é muito boa para eles”.

As inscrições para as aulas de natação ocorrem presencialmente na Secetul, conforme as vagas disponíveis. A Secretaria fica localizada na Rua Patrício Antônio Teixeira, nº 317, Jardim Carandaí (antiga Univali). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O telefone para mais informações é o (48) 3094-4126.