Saúde de Biguaçu volta a admitir requisições de exames e receitas médicas da rede privada

O mês de março ainda não começou, mas já reserva grandes novidades para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Biguaçu. Com a sanção da Lei nº 4.147/2023, a Secretaria Municipal de Saúde volta a admitir requisições de exames e receitas encaminhadas por médicos particulares na rede pública. A retomada inicia já a partir desta quarta-feira (1).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município aceitarão as solicitações de profissionais que estejam atuando de forma regular, nos termos da legislação de regência.  As recomendações também serão inseridas no Sistema de Regulação (SISREG).

Todos os pacientes com residência no município poderão protocolar os pedidos de exame no setor de marcação/regulação da unidade da sua região, caso desejem fazê-lo de forma gratuita, através do SUS. As receitas de medicamentos encaminhadas pela rede privada serão aceitas não só nas  farmácias das UBS, como na Policlínica Municipal.

A secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, explica que, entre outros benefícios em favor da população, a medida deve ainda desafogar a fila espera por consultas e justifica que “em muitos casos, o paciente possui condições de pagar pelo primeiro atendimento, mas não pelo medicamento ou exame, e no antigo sistema era necessário passar por todo o processo novamente para ter acesso a uma requisição de um médico do SUS, aumentando assim a demanda das nossas unidades. Outro ponto importante, é que muitas pessoas até desistiam de procurar tratamento por conta desse retrabalho. Graças à nova legislação, a partir de agora, não sofreremos mais com esses problemas no município”, complementa Magali.