Saúde de Biguaçu disponibiliza absorventes gratuitos nas UBS do município

O combate à pobreza menstrual agora é parte das ações prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu. A partir do mês de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município entregarão absorventes higiênicos de forma gratuita a todas as pessoas que menstruam e não dispõe de recursos, infraestrutura e conhecimentos para manter os cuidados necessários durante esse período.

O valor total investido na compra dos itens é de R$ 84.960,00, sendo aplicados já na primeira etapa de distribuição R$5.310,00, por meio de recursos da Atenção Básica Municipal.

Para ter acesso ao serviço, é necessário passar por consulta com um profissional enfermeiro, oportunidade em que também será preenchido um formulário de acompanhamento do fornecimento, para controle de estoque e abastecimento mensal das unidades.

Os requisitos para receber os absorventes, através do Sistema Único de Saúde (SUS), são: possuir Cadastro Único (CadÚnico) e/ou ser beneficiário de programas como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Será obrigatório apresentar um comprovante de inscrição para realizar o cadastro junto à equipe de Enfermagem e, a partir de então, poder fazer a retirada nominalmente.

A solicitação para quem ainda está em idade escolar, pode ser realizada através da Diretoria da própria unidade de ensino, que deverá oferecer as devidas orientações e encaminhar o nome do aluno à UBS de referência.

Segundo a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, “essa ação tende a trazer mais segurança para quem passa pelo período menstrual, uma vez que, para evitar situações de constrangimento, por não terem condições de adquirir o absorvente e precisarem utilizar outros métodos, que podem não ser tão eficazes na contenção do fluxo, algumas pessoas deixam de realizar atividades importantes, como trabalhar ou estudar”.