Prefeitura de Biguaçu declara situação de emergência

Diante dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município e toda a região nos últimos dias, e principalmente na última noite, o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, assinou na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, o decreto nº 221/222 que declara situação de emergência na cidade.

O decreto está disponível em www.bigua.sc.gov.br e já está publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (abra abaixo).

Abrigo

A Prefeitura está priorizando o atendimento às famílias que estejam em situações de risco e montou um abrigo provisório para pessoas que, eventualmente, precisem sair de suas residências na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no bairro Vendaval. Até o momento, nenhuma família utilizou o local, preferindo buscar abrigo na casa de familiares ou vizinhos.

Equipes da Superintendência de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Habitação estão fazendo os atendimentos das famílias atingidas.

As situações de emergência e de solicitação para uso do abrigo deverão ser comunicadas por meio do telefone (48) 3094-4158 ou WhatsApp (48) 99146-9376.

Ocorrências

Durante a noite dessa quarta-feira (30), foram registrados vários pontos de alagamentos na cidade, sendo os mais graves nos bairros Centro, Rio Caveiras, Bom Viver, Fundos, Jardim Janaína, Saveiro e Universitário, além de pontos de inundação nas estradas da área rural.

Também foram registrados deslizamentos de terra, queda de muros e árvores e de um pontilhão que liga os municípios de Biguaçu e São José.

Trabalhadores e máquinas da Secretaria de Obras e Infraestrutura estão em campo realizando a limpeza das ruas e desobstrução de bueiros.

Saúde

Alguns atendimentos de Saúde sofreram transtornos. Já nas primeiras horas desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento sobre a situação das unidades, e apenas a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Prado precisou ser fechada devido a problemas estruturais. Os pacientes estão sendo encaminhados para as UBS Vendaval e Centro. Já nas demais UBS, os atendimentos foram reduzidos, pois muitos profissionais não conseguiram chegar aos locais de trabalho.

Tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h quanto na Policlínica Municipal, o funcionamento segue normal.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão da população de que, neste momento, apenas procure atendimento em casos de extrema necessidade.

Aulas

As aulas nas escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) foram suspensas nesta quinta-feira para salvaguardar a segurança dos alunos e dos profissionais que atuam na rede.

A Secretaria Municipal de Educação informará nas próximas horas sobre a situação das unidades de ensino, havendo possibilidade de haver novamente a suspensão das atividades na sexta-feira (2), o que será confirmado e divulgado nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura.

ATUALIZAÇÃO: aulas suspensas na sexta-feira nas unidades da rede municipal de ensino.