Biguaçu aposta na qualificação de profissionais da Educação
O incentivo à qualificação profissional faz parte das medidas adotadas pelo Município de Biguaçu a fim de aprimorar a qualidade do ensino na rede municipal. Uma das ações regulamentadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), é a garantia ao acesso irrestrito a programas de pós-graduação Stricto Sensu e estágio pós-doutorado para profissionais do Magistério, através da concessão de licença para afastamento integral para conclusão dos estudos. O Edital nº 024/2022, que dispõe dos critérios para cessão do benefício aos servidores efetivos, foi lançado nessa quinta-feira (13).
Segundo o secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto “essa era uma demanda muito antiga dos profissionais e é mais uma meta do Plano de Governo colocada em prática. Nossa gestão se comprometeu em dar um salto de qualidade na Educação e a capacitação dos servidores sempre será uma grande bandeira”.
Para solicitar a autorização para se afastar em virtude do curso de formação, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/aWRVfjPHBLob5kjH9. O prazo para cadastramento de propostas começa na próxima segunda-feira (17) e será encerrado no dia 28 de outubro.
As classes admitidas para a seletiva são: Professor I, Professor II, Professor III, Auxiliar de Ensino, Especialista em Assuntos Educacionais, Técnico em Educação, Técnico em Magistério Auxiliar de Sala e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Após efetivação da inscrição, os profissionais participarão de um processo classificatório, que definirá a ordem de concessão das licenças. As oportunidades serão ofertadas por semestre, sendo conferidas quatro permissões na primeira etapa.
A vigência dos afastamentos varia de acordo com a modalidade de estudos, como descrito a seguir:
Mestrado – dois anos
Doutorado – quatro anos
Pós-doutorado – um ano
Durante o período de afastamento, os servidores serão substituídos, não causando prejuízos para a unidade de atuação, estudantes atendidos e para o quadro de funcionários da Semed.
A análise e o julgamento das solicitações serão feitos por um comitê avaliador, constituído por representantes da Semed. Os critérios a serem analisados estão dispostos no edital completo, publicado na aba Transparência, opção Editais.
Pós-graduação gratuita para servidores
Em setembro deste ano, os servidores da rede municipal de ensino também receberam a oportunidade de ingressar no curso de pós-graduação Lato Sensu em Direito Educacional, de forma gratuita, através de processo seletivo simplificado promovido pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Semed.
Com o objetivo de estimular a formação continuada e capacitação dos profissionais, que participam da formação de crianças e adolescentes biguaçuenses, foram disponibilizadas 50 bolsas de estudos, integralmente custeadas pelo Município. As aulas tiveram início no dia 21 do último mês.