Biguaçu promove a Semana Inclusiva 2022

Em 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para marcar essa data e ampliar o debate e a inclusão no ambiente escolar e na sociedade como um todo, a Prefeitura de Biguaçu promoverá a Semana Inclusiva 2022. Serão realizadas atividades no período de 13 a 21 de setembro, envolvendo a comunidade escolar e a população em geral. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar (NEII).

O objetivo do evento é retomar as discussões e reflexões sobre a temática de inclusão na rede regular de ensino, promovendo momentos de ampliação do conhecimento em relação a esse contexto educacional e as políticas públicas existentes e disponíveis à população.

A programação inicia nesta terça-feira (13), com duas palestras on-line direcionadas aos profissionais das unidades educativas e instituições parceiras e conveniadas. Ana Paula Felipe, gerente da Educação Especial da rede municipal de Florianópolis, abordará o tema “Educação Inclusiva na rede regular de ensino”. Na sequência, Fabiana de Melo Giacomini Garcez, profissional da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), fará apresentação sobre “Educação Especial e interface no contexto escolar: inclusão ou exclusão”.

A transmissão das palestras será pelo YouTube, das 13h às 17h, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=LB1a-DaIUDk, que poderá ser acessado por todos os interessados. Os participantes receberão certificados, com emissão pela Secretaria de Educação e NEII. A ação terá o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que disponibilizará intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxílio na formação.

Seguindo a programação, de 14 a 20 de setembro será a vez da atividade “Jogos e brincadeiras inclusivas: o contexto adaptado da Educação Física”. Serão promovidas atividades recreativas e esportivas com a temática de inclusão em todas as unidades educativas pelos professores de Educação Física da rede em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul).

E finalizando a Semana Inclusiva, no dia 21 de setembro, será realizado o Dia D – Incluir na Praça, oferecendo a toda comunidade serviços gratuitos de orientação, esclarecimento, conhecimento e atividades com instituições que prestam serviços de acessibilidade, educativa, tecnológica e documental em relação à inclusão. As atividades ocorrerão na Praça Nereu Ramos, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Saiba mais

O NEII tem por objetivo oferecer suporte especializado a toda rede municipal de ensino e conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia e Assistência Social.

Nas unidades da rede municipal estão matriculados 295 alunos com algum tipo de deficiência.