Setembro Amarelo terá programação especial em Biguaçu
O acolhimento, o diálogo e a orientação da comunidade serão as estratégias adotadas pela Prefeitura de Biguaçu, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social e Habitação, para abordar a Campanha Setembro Amarelo no município. Do dia 2 ao dia 30, serão realizadas diversas atividades a fim envolver a população nas ações de prevenção ao suicídio.
A programação desenvolvida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) vai ao encontro do tema do movimento nacional para 2022: “A vida é a melhor escolha!” e prevê a realização de caminhadas, palestras, capacitação de profissionais, entrega de materiais educativos, oferta de informações e de aulas de práticas corporais.
A primeira mobilização está agendada para esta sexta-feira (2), com uma caminhada de conscientização. A concentração será Praça Marcondes de Mattos, no bairro Praia João Rosa, a partir das 14h.
Veja como fica o cronograma para as datas seguintes:
9 de setembro
Das 9h às 16h- Mobilização na Praça Nereu Ramos, bairro Centro, com entrega de panfletos orientativos, disponibilização de informações, auriculoterapia e atividade física
21 de setembro
Participação da equipe do CAPS na Semana Inclusiva de Biguaçu, na Praça Nereu Ramos
22 de setembro
Das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30- Capacitação de profissionais da Saúde, ministrada por psicólogo, médico e convidado
30 de setembro
Das 9h às 16h – Mobilização na Praça Nereu Ramos, bairro Centro, com entrega de panfletos orientativos, disponibilização de informações, auriculoterapia e atividade física
Onde buscar apoio
A família, os amigos e até mesmo a escola podem ter papel fundamental na prevenção ao suicídio. Assim, orientar e preparar esses agentes para que saibam identificar sinais de doenças mentais ou problemas que possam ocasionar em um ente querido ou pessoa próxima o desejo de tirar a própria vida é uma forma de encurtar o caminho na busca pela ajuda profissional.
Em Biguaçu, o acolhimento inicial para pacientes que apresentem pensamentos e comportamentos suicidas é a Atenção Básica, integrada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso também é importante capacitar os profissionais para agirem rápido nesses casos.
Outro local de atendimento é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica na Rua Paulo Souza, nº 27, bairro Praia João Rosa. O telefone é (48) 3039-8468 e o horário de funcionamento das 7h às 18h, sem fechar para o almoço.
CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de formas voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br.