Biguaçu inaugura Biblioteca para Bebês nesta sexta-feira

Um presente para o incentivo à leitura na primeira infância: a partir desta sexta-feira (12), Biguaçu vai contar com uma Bebeteca. A iniciativa é da Cia Mafagafos, através do Edital Elisabete Anderle, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Biguaçu. A cerimônia de inauguração ocorre a partir das 17h, na sede da Biblioteca Pública Municipal Coronel Teixeira Oliveira, em evento gratuito e aberto ao público. Durante a manhã e tarde da data de inauguração também está programado evento para Centros de Educação Infantil Municipais.

As Bebetecas são espaços criados especialmente para ações de leitura na primeira infância, atendendo desde bebês até crianças por volta de seis anos. Foram adquiridos mobiliário para compor o espaço e um acervo de cerca de 140 livros criteriosamente selecionados.

Além de Biguaçu, os municípios de Antônio Carlos e Imbituba também estão criando as Bebetecas nos espaços das Bibliotecas Municipais, com eventos de lançamento e inauguração que acontecerão ao longo do mês de agosto.

Somada à criação dos espaços e aquisição dos acervos, foi realizada uma formação de mediadores de leitura para bibliotecárias e professoras do ensino infantil de cada um dos municípios envolvidos.

A etapa final do projeto é o evento de lançamento, cuja programação contempla visitas e atendimento de turmas do ensino infantil nas Bebetecas, com mediação de leitura e contação de histórias, oficina para adultos e solenidade de inauguração. São objetivos das ações de lançamento: demonstrar as possibilidades de uso do espaço e do acervo em ações de leitura com bebês e crianças pequenas, expandir a parceria das Bibliotecas com as unidades da Educação Infantil, celebrar a criação e dar ampla divulgação ao novo espaço de leitura, além de envolver a comunidade nas ações de leitura na primeira infância.

As equipes da Biblioteca Pública e da Secretaria Municipal de Educação comemoram esse momento e agradecem à Cia Mafagafos pela sensibilidade, que através do Edital Elisabete Anderle 2021, presenteia o município com a Bebeteca e a formação de seus educadores. Os agradecimentos também são estendidos à Fundação Catarinense de Cultura e ao Governo do Estado de Santa Catarina em fomentar a formação de novos leitores.

Saiba mais

A Mafagafos é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância. Realiza atividades culturais, formação e consultoria, além de projetos especiais na área de literatura infantil, livro e leitura.

Atuando desde 2012, com sede em Florianópolis, tem apresentado espetáculos e realizado atividades em eventos literários e acadêmicos, espaços e projetos culturais em diversas cidades do país.

Confira a programação completa:

9h às 16h – Eventos para CEIMS agendados

Mediação de leitura

Oficina

Contação de histórias

17h às 19h – Cerimônia de inauguração

Apresentação do acervo

Contação de histórias

Entrega dos certificados da formação de mediadores de leitura

Local: Biblioteca Pública Municipal Coronel Teixeira Oliveira – Rua Getúlio Vargas, nº 60, Centro, Biguaçu