Saúde da mulher: Biguaçu promove novo mutirão de exames preventivos

Como forma de atender principalmente as mulheres que não podem fazer seus exames durante a semana, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais um mutirão de preventivos. Será no sábado, dia 23 de julho, data em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas (exceto Estiva, Fazenda e Sorocaba de Fora) das 8h às 12h e das 13h às 17h para as coletas de exame citopatológico do colo de útero, também chamada de Papanicolaou.

As mulheres que têm interesse em participar do mutirão do dia 23, deverão procurar a UBS mais próxima da sua residência para solicitar o agendamento.

O Papanicolaou é um exame ginecológico muito importante para verificar a saúde feminina, pois ele faz o rastreamento de lesões que podem causar o câncer do colo de útero, além de diagnosticar outras doenças e alterações.

Veja orientações a serem seguidas para a coleta do exame preventivo:

– Não manter relações sexuais dois dias antes do exame;

– Não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame;

– Não estar menstruada no dia da coleta.