Secretaria de Educação de Biguaçu faz adesão ao Programa Gestão da Alfabetização

A Secretaria de Educação de Biguaçu assinou, no mês de maio, o Acordo de Cooperação Técnica, juntamente a outras Prefeituras da região, Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e o Instituto Fefig de Educação, Cultura e Esportes. O acordo tem como escopo a reunião de esforços e competências entre os parceiros para a implementação do Programa Gestão da Alfabetização, cujo objetivo é apoiar na implementação da política pública de alfabetização integral, em especial quanto à melhoria da alfabetização dos estudantes até o 3º ano do Ensino Fundamental.

 

Buscando sanar a questão do analfabetismo no Brasil, vem sendo referência o Programa Gestão da Política de Alfabetização do Instituto Ayrton Senna, como tecnologia educacional para continuar no combate do analfabetismo, alinhado ao cumprimento das metas e estratégias inerentes à problemática já apresentada. É importante destacar que a adoção dessa tecnologia favorecerá elevação da autoestima, e com isso, evitará várias consequências negativas, como a baixa autoconfiança dos estudantes e o prejuízo no fator pedagógico e financeiros. O foco principal do Programa de Gestão da Alfabetização será a Língua Portuguesa e a Matemática.

 

“Todas as escolas da rede municipal de ensino já aplicaram as avaliações diagnósticas de todos os alunos. Assim, já é possível ter um mapa da situação da alfabetização de nossas crianças e adolescentes, que tiveram prejuízos em seus estudos durante o período da pandemia da Covid-19”, ressalta o secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto.

 

As atividades iniciarão já neste mês de junho e seguirão até o fim do mês de dezembro. “Toda a logística para implementação do programa bem como a contratação dos profissionais que auxiliarão nesse processo já iniciará nos próximos dias”, destaca Oscar.

 

Atualmente, o programa Gestão de Política de Alfabetização está presente em várias redes de ensino brasileiras, tais como Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro (BA), Maceió (AL), Manaus (AM), Ribeirão Pires (SP), São Vicente (SP), Tatuí (SP), Porto Velho (RO), Salvador (BA), Santarém (PA), Teresina (PI), no Estado do Tocantins, bem como nos municípios da Granfpolis, como Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

 

Mais informações podem ser obtidas na página do Instituto Ayrton Senna, no endereço: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/como-atuamos/gestao-da-politica-de-alfabetizacao-.html