I Mostra de Experiências Exitosas em Saúde de Biguaçu premia soluções inovadoras
A I Mostra de Experiências Exitosas em Saúde de Biguaçu evidenciou e premiou soluções inovadoras voltadas à garantia do direito à Saúde e promoção de serviços de qualidade. Os projetos, desenvolvidos por profissionais da rede pública municipal, foram apresentados durante a tarde dessa quinta-feira, 22 de fevereiro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, e, em breve, também poderão ser consultados pela internet, por meio da página “Observatório em Saúde”.
De iniciativa do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), com apoio da Diretoria Executiva de Saúde (DES), a ação foi proposta para estimular o intercâmbio de experiências de sucesso no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), dar visibilidade às práticas de Saúde no município, de acordo com a realidade dos territórios, e criar um espaço para o compartilhamento de vivências e reflexões sobre a gestão e organização dos atendimentos.
Para terem os seus trabalhos expostos, os cinco servidores participantes dessa primeira edição passaram por processos de inscrição e avaliação e tiveram as suas experiências selecionadas pela banca convidada pelo NEPS, com base nos critérios estabelecidos no Regulamento da Mostra. Os materiais escolhidos abordaram os seguintes temas:
– Grupos de Fisioterapia Especializada para Paciente com Afecções Motoras Crônicas
Autor e coautores– Gabriella da Silva Meinschein Viana; Wanessa Zanotto
– Mutirão de Cadastro em Micro Área Descoberta- Fortalecendo Vínculos entre Usuários e Unidade Básica de Saúde Saveiro
Autor e coautores– Rebeca Sartini Coimbra; Jessica Maria da Silva e Samayne Leal
– Repercussões da Inserção do Implante Contraceptivo por Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Biguaçu
Autor e coautores– Paula Andreia Echer Dorosz; Karoline Aparecida Adriano Nau, Daniely Monteiro Cruz; Carolina Kahl e Kamylla dos Santos Cunha
-Um Relato de Experiência Ações em “Sala de Espera” feito pelo Agente Comunitário de Saúde na Unidade Básica de Saúde Marco Antônio
Autor e coautores– Lais Mayes Pauli; Lilian Roloff, Viviane Cardoso e Lea Cardoso
– Zé Gotinha nas Escolas
Autor e coautores– Dulcimar de Oliveira; Regiane Maria Pereira Machado, Francieli Tozatti Ficagna
Entre os projetos, três receberam as maiores pontuações e foram agraciados com o Certificado de Reconhecimento da Experiência Exitosa em Saúde no âmbito do SUS, entregues aos autores e coautores. Confira a classificação:
1º lugar- Paula Andreia Echer Dorosz; Karoline Aparecida Adriano Nau, Daniely Monteiro Cruz; Carolina Kahl e Kamylla dos Santos Cunha
2º lugar- Gabriella da Silva Meinschein Viana; Wanessa Zanotto
3º lugar- Lais Mayes Pauli; Lilian Roloff, Viviane Cardoso e Lea Cardoso
Todos os premiados também terão liberação e transporte assegurados para participação no 9° Congresso COSEMS SC – Seminário COSEMS/SC Grande Florianópolis e Serra Catarinense, que será realizado em Balneário Camboriú, no dia 4 de abril de 2024.
Além disso, o primeiro colocado receberá a inscrição, diárias e passagens para comparecer ao XXXVIII Congresso CONASEMS, em Porto Alegre.
Prestigiando e participando da I Mostra de Experiências Exitosas em Saúde do Município, também estiveram presentes a secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Eliane Pereira Prazeres, servidores e as representantes da banca avaliadora: assistente social e especialista em Saúde Pública, Adriana Polmann; coordenadora do Núcleo de Formação Técnica da Escola de Saúde Pública do Estado, Alessandra Dias da Silva; enfermeira e secretária adjunta de Saúde de São José, Fabricia Martins Silva.
Observatório em Saúde
O site da Prefeitura de Biguaçu www.bigua.bigua.sc.gov.br, em acordo com Política Municipal de Educação Permanente em Saúde (EPS), agora conta com um espaço dedicado a agregar conteúdos estratégicos, como projetos, pesquisas, estudos e ações, visando a disponibilização de dados a toda sociedade civil e, com isso, a garantia à transparência e acesso a informação no que compete à EPS.
Dessa forma, as experiências apresentadas nesta quinta-feira (22), também serão compartilhadas nessa aba ao longo de 2024, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, com destaque para as vencedoras.
O acesso pode ser realizado pelo botão “Observatório em Saúde”, no menu lateral esquerdo da página inicial, ou CLIQUE AQUI PARA ABRIR.