Gostaríamos de agradecer a todos os Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem pela participação ativa e pelo voto no processo eleitoral para a formação da nova Comissão de Ética em Enfermagem (CEE) do nosso município. A contribuição de cada um foi essencial para fortalecer a nossa profissão e garantir um futuro mais ético e transparente.
Informamos que o processo eleitoral chegou ao fim. Abaixo está o resultado da eleição, divulgado neste dia 27/02/2025. Agradecemos imensamente o empenho de todos!
Atenciosamente,
Comissão Eleitoral da CEE
Resultado da eleição
É com imensa satisfação que informamos a finalização do processo eleitoral da Comissão de Ética de Enfermagem de Biguaçu. Após a apuração dos votos realizada pela comissão eleitoral, temos o seguinte resultado:
O total de votantes foi de 186, sendo 57 enfermeiros e 128 técnicos de enfermagem. Contudo, um voto foi desconsiderado devido ao vínculo com a Secretaria ser diferente dos exigidos pelo edital (técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, enfermeiro ou obstetriz).
Além disso, destacamos que votos realizados em categorias diferentes das que os votantes pertencem também foram desconsiderados.
Com base na apuração, os eleitos para a Comissão de Ética de Enfermagem de Biguaçu são:
Presidente:
Juliana Leão – 20 votos
Secretário:
Juliana Coimbra – 37 votos
Demais membros eleitos:
Vinicius Medeiros – 28 votos
Amanda Nicácio – 17 votos
Patrik Bertó – 12 votos
Rosinele Heinz – 12 votos
Daniela Decker – 10 votos
Lisiane Steffenon – 8 votos
Dulcimar de Oliveira – 8 votos
Thisa Barcellos Benfatto – 7 votos
Maysa Gonçalves Gil Vicente – 7 votos
Suplentes:
Indionara Lima Conceição – 6 votos (1º suplente Técnico(a) em Enfermagem)
Helena Márcia Boppré Goulart – 5 votos (1º suplente Enfermeiro(a))
Israel Saulo de Brito – 5 votos (2º suplente Técnico(a) em Enfermagem)
Aretha Costa de Castro Thiel – 2 votos (3º suplente Técnico(a) em Enfermagem)
Votos nulos:
1 voto
Agradecemos a participação de todos os envolvidos e parabenizamos os eleitos. Esperamos que essa nova gestão contribua para o fortalecimento da ética e da qualidade no exercício da Enfermagem em Biguaçu.
Atenciosamente,
Comissão Eleitoral de Enfermagem de Biguaçu
O que são as Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs)?
São órgãos representativos do Conselho Regional de Enfermagem, atuando de forma autônoma e imparcial nas Instituições onde existem atividades de Enfermagem. As Comissões deverão ser implantadas, obrigatoriamente, em instituições que contam com 50 (cinquenta) ou mais profissionais de Enfermagem em seu quadro de colaboradores. No entanto, instituições com menos de 50 (cinquenta) profissionais de Enfermagem também podem criar e manter uma CEE.
Qual a função das CEEs?
As Comissões têm como papel promover ações educativas, além de orientar, assessorar e fazer a vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de Enfermagem. Além disso, as CEEs devem identificar ocorrências éticas e receber denúncias de profissionais, usuários, clientes e membros da comunidade relacionados ao exercício profissional da Enfermagem.
Quem compõe as CEEs?
Como previsto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é direito dos profissionais formar e participar da Comissão de Ética de Enfermagem da instituição em que estes trabalham. As comissões são constituídas através de eleições diretas com voto facultativo. Cada CEE deve ser composta por Enfermeiros, Técnicos e/ou Auxiliares de Enfermagem que tenham vínculo empregatício na instituição e estejam com sua inscrição regular junto ao Coren-SC. O mandato dos integrantes da CEE é de três anos, sendo permitida aos membros interessados uma reeleição por igual período.
Qual o papel do Coren-SC em relação às CEEs?
O Coren-SC deve dar apoio, suporte e orientação para a constituição e o funcionamento das CEEs. Em Santa Catarina, o Coren mantém uma Comissão de Ética com representantes de todas as regiões do estado, com função de acompanhar o processo eleitoral e apoiar o trabalho que as CEEs desenvolvem nas instituições. O presidente do Coren-SC, ou profissional designado, é o responsável pela posse das CEEs: é a Portaria de designação que será o instrumento legal de atuação dos seus membros eleitos ou designados.
*Com informações do Coren/SC