Entrega do Troféu Açorianidade inaugura celebrações da 30ª AÇOR em Biguaçu
Premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (14), na Prefeitura
O município de Biguaçu se prepara para sediar a 30ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – AÇOR neste mês de novembro. E o lançamento desta edição histórica foi marcado pela entrega do Troféu Açorianidade 2024, realizada na noite dessa quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura.
Promovida pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da Universidade Federal de Santa Santa Catarina, neste ano, com a parceria das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e de Educação, a premiação visa reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento, apoio e valorização da cultura de base açoriana no estado.
Os agraciados com o troféu foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo do NEA, formado por 68 prefeituras do litoral catarinense, universidades, fundações e associações culturais, bem como pelo Arquivo Público de Santa Catarina e o Consulado Honorário de Portugal.
Conheça os indicados, nas seguintes categorias:
Ilha do Pico – Mestra dos Saberes e Fazeres
Elba Nair da Silva Cruz
Ilha do Faial – Administração Municipal
Prefeitura Municipal de Bombinhas
Ilha de São Jorge – Personalidade
Jorge Coelho – Imbituba/Florianópolis
Ilha Graciosa – Pesquisador
Eládio Assis Silvério – Balneário Gaivota
Ilha do Corvo – Artesão
Gilberto Machado (Giba) – São José
Ilha de Santa Catarina – Escola de Ensino Básico
E.E.B.M. Nilza Matos Pereira – Sombrio
Ilha de São Miguel – Instituição de Ensino Superior ou Cultural
Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT) – Tijucas
30º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Biguaçu
Troféu Açorianidade Especial
Gilson Guilherme de Oliveira
Além da cerimônia de homenagem aos premiados, os convidados também puderam acompanhar uma mostra do que serão as festividades, assistindo a apresentações artísticas alusivas, conduzidas pela Escola de Música de Biguaçu, e saboreando pratos típicos açorianos.
Entre os presentes estiveram o prefeito Salmir da Silva, o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Luiz Gustavo da Silva, o secretário de Educação, Gustavo Silva Sagas, secretários municipais, vereadores e servidores.
A historiadora, pesquisadora, produtora e fundadora do Grupo Arcos, Ana Lúcia Coutinho, biguaçuense nomeada Personalidade de 2023, também participou do ato.
AÇOR em Biguaçu
Pela primeira vez em Biguaçu, a AÇOR está prevista para ocorrer entre 22 e 24 de novembro, oportunizando à comunidade local e aos visitantes um mergulho pela história, identidade e costumes açorianos, por meio de programações culturais gratuitas, espaço gastronômico e muitas outras atrações.
Os preparativos iniciaram logo após o anúncio de que o município havia sido eleito para receber a festa, no final do ano passado, a partir de reuniões com representantes dos órgãos, entidades e instituições envolvidos e da capacitação da rede municipal de ensino, também incluída nas atividades, a fim de fortalecer e divulgar a cultura açoriana junto aos estudantes.
*Com informações do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA)