Educação Especial: implantação do Planejamento Educacional Individualizado é iniciada em Biguaçu
Instrumento pedagógico leva em consideração as necessidades específicas de cada aluno
A Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu está avançando em sua missão de promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes. Desde o mês de março, por meio do Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar (NEII), foi dado início à implantação do Planejamento Educacional Individualizado (PEI) em duas unidades da Rede Municipal.
O PEI é um instrumento pedagógico colaborativo, projetado para organizar o trabalho educacional de forma adaptativa, levando em consideração as necessidades específicas dos alunos da Educação Especial. Ele visa abordar as diferentes formas de aprendizado, peculiaridades, capacidades e direitos de ensino e aprendizagem de cada estudante.
As unidades escolhidas foram os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Lar Feliz e Cecília Alaíde Rosa de Carvalho. Elas foram escolhidas por abrigarem um número considerável de crianças que fazem parte do público da Educação Especial, por estarem ligadas a um mesmo polo ativo com profissionais de Apoio à Educação Especial (AEE) e pela facilidade de acompanhamento das demais profissionais devido à localização geográfica. A previsão é de que a ampliação do programa seja efetuada para outras unidades de Educação Infantil no segundo semestre de 2024 e para o Ensino Fundamental em 2025.
Os preparativos para a implementação do PEI remontam a 2022, com estudos aprofundados que foram intensificados ao longo de 2023. Um Grupo de Trabalho (GT-PEI) foi estruturado para conduzir esses esforços, realizando estudos frequentes, revisões de pesquisas e uma imersão na base teórica necessária.
Sob a orientação da professora Dra. Érica Vliese, renomada especialista em Educação Inclusiva da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os participantes do GT-PEI puderam aproveitar sua vasta experiência na implementação bem-sucedida de programas similares em redes educacionais do Rio de Janeiro.
A construção do PEI foi cuidadosamente planejada e adaptada à realidade específica da Rede Municipal de Educação. O detalhamento do instrumento foi realizado com base nas demandas e características locais, visando atender às exigências legais relacionadas à Educação Especial e Inclusiva. Essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a promoção de uma educação equitativa e inclusiva, garantindo que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, que atenda às suas necessidades individuais.