Educação abre inscrições para o concurso “275 anos da presença açoriana em Biguaçu”

Biguaçu vai levar alunos e profissionais da rede pública municipal para uma verdadeira viagem pelas origens. Em celebração e reconhecimento a um importante marco temporal para a cultura, identidade e história local, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lança o concurso “275 anos da presença açoriana no município”. O prêmio para os vencedores será uma experiência imersiva e de aprendizado inédita.

O tema foi trabalhado nas unidades de ensino municipais ao longo de todo o ano letivo 2023, resultando em excelentes projetos, qualificados para competir pela oportunidade extraordinária de uma excursão de estudos pelas Ilhas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, ainda em 2024.

Até o dia 15 de março, serão aceitas as inscrições de materiais de cunho artístico, cultural e educacional, desenvolvidos por servidores públicos estáveis, com a participação de estudantes, matriculados em qualquer etapa da educação básica, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A viagem oferecida aos autores da proposta melhor avaliada terá a duração de cinco dias e inclui passagens aéreas e diárias, a título de indenização das despesas com hospedagem, alimentação, entre outras que tiverem no local de destino.

Os ganhadores do concurso também terão seus trabalhos, bem como o resultado das atividades realizadas no decorrer da estadia no Arquipélago dos Açores, expostos na 30ª Açor – Festa da Cultura Açoriana, que, neste ano, será realizada em Biguaçu.

Segundo o secretário de Educação, Pro. Dr. Oscar Silva Neto, “valorizar a cultura local e despertar o interesse das crianças, jovens e adultos pelas origens e tradições, aliado às questões educacionais, com respeito à diversidade cultural, é um grande objetivo da educação de Biguaçu. Os trabalhos apresentados foram incríveis, mas a viagem ao Arquipélago dos Açores, para experimentar e vivenciar tudo aquilo que as ilhas oferecem, será um marco na vida de todos os envolvidos.”

O Edital nº 07/2024-Semed, que rege o processo de inscrição e estabelece os critérios para seleção dos projetos, está disponível para consulta no site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, aba Transparência, opção Editais.