DESEJA: Educação de Jovens e Adultos de Biguaçu lança livro escrito por 53 alunos

Coletânea de textos foi apresentada à comunidade na noite dessa quarta-feira (4)

Os sonhos, experiências e reflexões dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Biguaçu agora estão eternizados nas páginas do livro “DESEJA”. A cerimônia de lançamento, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, ocorreu na noite dessa quarta-feira (4), no auditório da Prefeitura do município. 

A coletânea de textos, escritos por 53 pessoas de diferentes gerações, reúne poemas, homenagens, histórias de vida e pensamentos, que traduzem a pluralidade de vozes e perspectivas dos estudantes, celebrando a criatividade e a diversidade humana. 

Para a elaboração do conteúdo da obra, os alunos das turmas de Alfabetização ao Ensino Fundamental II dos polos EBM Prof Donato Alípio de Campos e EBM Fernando Brüggemann Viegas de Amorim trabalharam as seguintes abordagens: 

O que é poesia e a arte de poetizar;

Reflexões sobre o amor, a ética e a gentileza;

A educação e a escola;

Homenagens, saudades e despedida;

Aprendizados e aprendizagens da vida e conselhos;

Fé, momentos de descontração e o simples prazer de viver.

Exemplares do livro foram entregues aos envolvidos na produção e aos presentes no ato de apresentação à comunidade, e, posteriormente, serão disponibilizados nas bibliotecas das unidades da Rede Municipal de Ensino. 

O lançamento também teve direito a um sarau, com a leitura de trechos do “DESEJA”, espaço para agradecimentos e parabenizações e, para consagrar o momento, uma sessão especial de autógrafos. 

Prestigiando e celebrando junto aos autores e à professora e organizadora do projeto Stela Mari Ribeiro, participaram da cerimônia o prefeito Salmir da Silva, o secretário de Educação Gustavo Sagas, demais secretários municipais, vereadores, as profissionais responsáveis pela EJA, Tayse Ribeiro e Alice Borba, e outros servidores.