Comunidades Jardim Carandaí e Rio Caveiras ganham nova UBS

Usuários da região eram atendidos na unidade do bairro Fundos; espaço inaugurado neste dia 28 será aberto à população já a partir de 1º de julho

As comunidades Jardim Carandaí e Rio Caveiras estão em festa! O motivo é a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mágda Eliane Pereira, realizada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, na tarde desta sexta-feira (28). A partir da abertura, prevista para a próxima segunda-feira, 1º de julho, os moradores dessas áreas não precisarão mais se deslocar a outro bairro para ter acesso à assistência básica de saúde, podendo procurar a nova UBS de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Localizado na Avenida Patrício Antônio Teixeira, nº 2, bairro Rio Caveiras, o espaço para os atendimentos passou por uma série de adequações para receber os cerca de 8 mil usuários da região, até então atendidos na UBS Fundos. A estrutura conta com seis  consultórios, farmácia, oito salas de procedimentos e para atividades administrativas, entre outros ambientes.

Com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, a unidade ofertará todos os serviços contemplados pela Atenção Primária, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e multidisciplinares, aferição de sinais, coletas para exames, curativos, entrega de medicamentos básicos, medicação de pacientes e vacinação.

Durante a apresentação das instalações à população, o prefeito Salmir da Silva discursou sobre os impactos da abertura do equipamento. “Não me canso de enfatizar a alegria que sentimos em todas as entregas realizadas, pois sabemos das mudanças positivas proporcionadas aos biguaçuenses. Nessa oportunidade, em especial, promovemos uma grande reestruturação, desafogando a UBS Fundos, que, até então possuía uma demanda de 26 mil usuários, e possibilitamos que os pacientes que serão atendidos na nova unidade tenham acesso a um suporte profissional mais rápido e eficiente. Gostaria de agradecer a todos que participaram do processo de montagem desse espaço e superaram diversos desafios para que fosse possível inaugurá-lo. Fico feliz em também anunciar que há muitas novidades por vir”.

A secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, reforçou a fala do prefeito Salmir destacando a importância da ação para as comunidades. “Essa é a segunda UBS inaugurada em menos de um ano no município, uma realização que agrega e muito às demais ações voltadas para a atenção primária e fortalecimento da saúde preventiva realizadas até aqui. Pois, com a ampliação da oferta do atendimento básico à população, proporcionamos maior qualidade de vida e menor risco de agravo nas doenças”.

Dona Marilda Pereira, moradora do Jardim Carandaí há mais de 40 anos, conta que, por conta da alta demanda da sua antiga unidade, encontrava dificuldades em receber a assistência da qual necessitava, mas se anima ao afirmar que “agora será diferente, teremos um espaço próprio, com um fluxo adequado de atendimentos. Estamos de fato todos muito felizes com essa conquista”.

A denominação atribuída à Unidade Básica de Saúde é uma homenagem à técnica em enfermagem e ex-agente comunitária de saúde do bairro Fundos, Magda Eliane Pereira (in memoriam), pelos importantes serviços prestados nos cuidados ao próximo e na promoção do bem-estar, assim como por sua força, determinação e capacidade, que tão bem representam todas as mulheres biguaçuenses.

O ato de inauguração também teve a participação do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, de secretários municipais, vereadores, servidores e de famílias residentes nas localidades beneficiadas.

Confira a relação de ruas contempladas na UBS Jardim Carandaí:

Rua Ana Mielezrski

Rua José Manoel Da Cunha

Servidão José Adolfo Vieira

Rua Adolfo Agostinho Vieira

Rua Júlio Teodoro Martins – lado par do 3030 até 3854 e lado impar do 3279  até 3854

Rua Wilson Laus Schmidt

Rua Manoel Florêncio da Cunha