Biguaçu recebe etapa Macrorregional da Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Evento ocorreu nos últimos dias 25 e 26 de junho

Entre os dias 25 e 26 de junho, Biguaçu sediou a Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, etapa Macrorregional da Grande Florianópolis. O encontro teve por objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de garantir a saúde como direito humano, bem como a sua universalidade,  integralidade e  equidade.

As conferências de saúde são realizadas a cada quatro anos, amparadas pela Lei 8.142/1990, que regulamenta o SUS e define a participação social nas questões relacionadas à saúde pública. Todas ocorrem de forma ascendente, iniciando com as conferências municipais, passando pelas etapas regionais, estaduais e finalizando com a etapa nacional.

Além das conferências gerais, que abordam questões ampliadas sobre saúde, são realizadas também conferências de saúde temáticas, como é o caso desta Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que teve como tema principal: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

No Brasil, historicamente foram realizadas três conferências relacionadas a essa temática:

Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde, promovida em 1986, com o tema central a “Política de Recursos Humanos Rumo à Reforma Sanitária;

2ª Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde, em 1993, abordando  “Os desafios éticos frente às necessidades no setor saúde”;

3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada em 2006, com o tema “Trabalhadores de saúde e a saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, de gestão, de formação e de participação”.

Em Santa Catarina, entre fevereiro e maio deste ano, as conferências municipais e regionais mobilizaram centenas de pessoas entre usuários do SUS, profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços, que se reuniram para debater saúde pública, formular propostas nos âmbitos estadual e nacional e eleger seus delegados e delegadas para estarem nesta Conferência Macrorregional.

Estiveram presentes, compondo a mesa de autoridades na solenidade de abertura, do evento  dos dias 25 e 26 o presidente do Conselho Estadual de Saúde,  Agostinho Schiochetti, a coordenadora da Comissão de Intergestores Regional, a secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Eliane Pereira Prazeres, a diretora da Escola da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, Aline Schlindwein,  Carmem Martins, representando a Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo França, e a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Maria Izabel Girotto.