Ações gratuitas de conscientização marcam Semana e Dia Mundial do Meio Ambiente em Biguaçu

Atividades são promovidas pela Prefeitura e Famabi

Com a aproximação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, Biguaçu se prepara para uma série de eventos e iniciativas gratuitas que visam promover a conscientização e a preservação ambiental durante a Semana do Meio Ambiente. Diversas atividades estão programadas para os próximos dias, abrangendo desde doação de mudas nativas, substituição de plantas de espécies exóticas, palestras educativas até Feira de Adoção de Animais. A programação é promovida pela Prefeitura e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi).

E na abertura das ações, no dia 5, das 10h às 16h30, haverá distribuição de mudas nativas na Praça Nereu Ramos, no Centro.

Já na quinta-feira (6), a partir das 13h30, em continuidade ao Programa de Arborização Urbana, será realizada a substituição de árvores exóticas da espécie Spathodea campanulata no bairro Deltaville, em parceria com a associação de moradores do local.

De origem africana, essa árvore, também conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta, foi introduzida no Brasil como planta ornamental, mas suas flores produzem uma substância que pode intoxicar abelhas e pássaros. Existe inclusive uma lei estadual, a de nº 17.694, de 14 de janeiro de 2019, que proíbe a produção de mudas e o plantio em Santa Catarina, bem como incentiva a troca das já plantadas.

No dia seguinte, sexta-feira (7), das 13h30 às 16h30, também na Praça Nereu Ramos, será promovida uma Feira de Adoção de Animais, juntamente com a Fieldog Adestramento, oferecendo uma oportunidade para os pets resgatados encontrarem um novo lar.

Ainda dentro da programação, no dia 19 de junho, será realizada uma palestra na EBM Prof.ª Ruth Farias dos Reis, localizada no Morro da Bina, voltada especialmente para os professores da escola, com o intuito de promover a educação ambiental dentro do ambiente escolar.