Acabou a espera: Mercado Público reabre as portas em Biguaçu

Espaço oferece nova opção gastronômica para moradores e visitantes do município

Patrimônio histórico e cultural do município, o Mercado Público de Biguaçu Francisco Wollinger volta a se tornar ponto de encontro para a comunidade. A reabertura oficial, após revitalização, ocorreu na tarde desta quarta-feira (11), estabelecendo mais um importante marco para o desenvolvimento socioeconômico local. 

Construída no ano de 1939, às margens do Rio Biguaçu, na Rua João Born, nº 190, no bairro Centro, a estrutura, que preserva características arquitetônicas originais, recebeu melhorias e reparos significativos, conduzidos pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Administração e de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. 

O primeiro box a ser estreado foi o bar e lanchonete, concedido, através de processo licitatório, à tradicional rede de bares e restaurantes da região: Ori Boteco, que, após a reinauguração do Mercado Público Municipal, passa a funcionar de segunda-feira a domingo, no horário das 9h às 0h. 

Além de ser uma boa opção gastronômica para moradores e visitantes, o estabelecimento contribuiu para o aumento da empregabilidade no município, formando uma equipe de colaboradores biguaçuenses, contratados a partir de seletiva promovida com o apoio da Administração Pública Municipal.

Para os demais espaços de comercialização de produtos e serviços disponíveis, também foi realizada licitação. No entanto, sem interessados. Um novo edital deve ser lançado em 2025, a fim de assegurar a plena ocupação dos boxes e, assim, fortalecer o comércio e a produção artesanal local e fomentar a geração de empregos e renda. 

Em seu discurso, o prefeito Salmir da Silva destacou a relevância e os impactos da reabertura para a cidade.“Hoje é um dia de celebração para todos nós, biguaçuenses! A reabertura do Mercado Público Francisco Wollinger representa muito mais do que a recuperação de uma estrutura física; é o resgate de uma parte da identidade de Biguaçu. Esse é um espaço que une tradição e modernidade, oferecendo novas oportunidades para os empreendedores e um ponto de lazer e convivência para a população”.

O evento teve ainda a participação de outras autoridades, entre elas o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Administração, Valmir Borges e Magali Prazeres, respectivamente, demais secretários municipais e vereadores, além de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.