Biguaçu implantará didática do Sistema Positivo na Rede Municipal de Ensino

O material didático será entregue aos alunos do 1º ao 9º ano a partir de março

A Prefeitura de Biguaçu introduzirá na Rede Municipal de Ensino a didática do programa Aprende Brasil, sistema de ensino do Grupo Positivo, que tem 52 anos de experiência na área educacional e é referência em educação básica no Brasil, com inserção do seu conteúdo em mais de duas mil escolas do país.

O Aprende Brasil completa 20 anos em 2025 e está presente nas salas de aula de mais de 300 municípios brasileiros, auxiliando na educação de quase 400 mil alunos e ajudando no planejamento de professores, coordenadores e diretores de unidades escolares.

O material didático será entregue aos alunos do 1º ao 9º ano. O investimento do município será de R$ 1,7 milhão. A distribuição está prevista para o início de março. A Prefeitura de Biguaçu também está em fase de licitação de empresas para fornecer aos alunos o kit escolar, uniformes, mochilas e tênis.

Um dos fatores que levou a Secretaria de Educação de Biguaçu a inserir o Aprende Brasil, do Sistema Positivo, na Rede Municipal de Ensino, é o uso de materiais didáticos exclusivos, desenvolvidos por especialistas em educação. Os livros e recursos digitais são atualizados anualmente, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o programa permite o acompanhamento personalizado do desempenho dos alunos, facilitando a identificação de dificuldades e o planejamento de ações pedagógicas mais eficazes garantindo também mais equidade social com o acesso do material a todos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Outro diferencial é o investimento na formação continuada dos educadores. Por meio de cursos, workshops e assessoria pedagógica, os professores recebem ferramentas para aprimorar suas práticas em sala de aula. O programa ajuda o docente a entender melhor as necessidades dos alunos e a aplicar metodologias que tornam o aprendizado mais significativo.

Municípios que adotaram o programa têm relatado avanços significativos nos índices de aprendizagem e na redução da evasão escolar. Em Criciúma (SC), por exemplo, a rede municipal registrou aumento de 15% nas notas de matemática e português após a implementação do Aprende Brasil.

O prefeito Salmir da Silva pontua que “o investimento em educação é uma das prioridades da nossa gestão, para reforçar o ensino na rede municipal e engajar os nossos jovens, preparando-os para que eles possam alçar voos mais altos e conquistar aquilo que almejam para suas vidas”.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil

Solução educacional composta por um conjunto de recursos coordenados e inter-relacionados, destinados a apoiar as escolas públicas nos aspectos didático, pedagógico, metodológico e curricular. Assim, contribui para o trabalho dos educadores e gestores na efetivação dos processos de ensino e aprendizagem.

Os elementos que constituem essa solução educacional são:

» Livros Didáticos Integrados – para estudantes e professores.

» Aprende Brasil Digital – Ambiente Virtual de Aprendizagem com conteúdos educacionais e com acesso por meio de usuário e senha individuais para estudantes, professores e gestores.

» Consultoria Pedagógica e Assessoria de Áreas – encontros presenciais e/ou a distância (síncronos e/ou assíncronos), para os docentes e equipes técnico-pedagógicas, com cursos de implantação e de formação relacionados ao uso do Sistema de Ensino Aprende Brasil, abordando metodologias de ensino para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental e temas relacionados à tecnologia educacional, além de atendimentos pedagógicos exclusivos.

» Hábile – Avaliação Externa de Aprendizagem – para 4.° e 8.° anos (em anos pares) e 3.° e 7.° anos (em anos impares), com testes nas modalidades impressa ou on-line relacionados aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, com foco em leitura; Matemática, com foco na resolução de problemas; e Ciências, com foco em fenômenos naturais e tecnologia; compreendendo também questionários contextuais. Esses testes e questionários são disponibilizados exclusivamente para estudantes, professores e gestores contemplados com o Sistema de Ensino Aprende Brasil.

» SimeB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil) – ferramenta que fornece, por meio de indicadores, informações a cerca do contexto socioeducacional do município parceiro, tornando mais eficazes os investimentos na área educacional e a gestão do ensino público.