Biguaçu investe na capacitação tecnológica de jovens e inaugura Espaços Maker e 4.0
Salas dos projetos foram entregues à comunidade na noite dessa terça-feira (26)
Tecnologia e educação andam, cada vez mais, de mãos dadas, alinhando as experiências de aprendizagem às demandas atuais do mercado. De olho nessa tendência, a Prefeitura de Biguaçu inaugurou, na noite dessa terça-feira (26), os Espaços Maker e 4.0, ambientes planejados para incentivar a inovação, a criatividade e o conhecimento prático entre os jovens do município, a partir de formações gratuitas.
Os projetos vinculados às Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico contam com a forte parceria do Sistema FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI).
Equipadas com aparelhos e ferramentas de última geração, como tablets, computadores, kits de robótica e até mesmo uma máquina de impressão 3D, as salas estão incorporadas à estrutura do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP) de Biguaçu, anexo ao Centro Administrativo Municipal (antiga Univali Jardim Carandaí), no bairro Rio Caveiras.
Sobre as iniciativas
Lançada no último mês de setembro, a Oficina Maker, cuja metodologia estimula a criação ativa e a resolução de problemas por meio da experimentação, da engenhosidade e do trabalho colaborativo, agora conta com um local próprio e adaptado para as práticas do curso de Robótica e Tecnologia.
O Espaço Maker de Biguaçu receberá estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino do município, entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. Até o momento, já foram ofertadas 150 vagas.
Já no Espaço 4.0, serão disponibilizadas formações em diversos campos tecnológicos, trabalhando habilidades e competências direcionadas à chamada Indústria 4.0. Inicialmente, o projeto atenderá 144 adolescentes, encaminhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.
Para o prefeito Salmir da Silva, “esses ambientes inovadores vão proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade de explorar todas as possibilidades da tecnologia, os preparando para as demandas do mercado de trabalho, estimulando a criatividade e o aprendizado prático. Tenho certeza de que esses projetos terão impacto positivo no futuro desses jovens e no desenvolvimento do nosso município.”
O ato de entrega dos espaços à comunidade teve ainda a presença do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do secretário de Desenvolvimento Econômico Valmir Borges, do secretário de Educação Gustavo Silva Sagas, de demais secretários municipais e vereadores, da diretora do CEP, Joseane Vargas e de representantes do Sistema FIESC, do SESI e do SENAI.