Prefeitura de Biguaçu inaugura pavimentação e drenagem da rua 17 de Maio, na Praia João Rosa

Rua recebeu nova drenagem com tubulação mais larga para minimizar alagamentos em dias de fortes chuvas

A Prefeitura de Biguaçu inaugurou, no sábado (25), as obras de pavimentação, drenagem, passeio público e sinalização da rua 17 de maio, na Praia João Rosa. O investimento foi de R$ 989 mil, sendo R$ 860 mil por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, e os outros R$ 129 mil de recursos próprios do município.

A 17 de Maio tem fundamental importância para o bairro Praia João Rosa. Nela, além da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, também está localizada a Escola Estadual Básica Professora Eloisa Maria Prazeres de Faria, onde estudam mais de 1.000 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Além disso, a via liga as ruas Domingos Coelho, José Francisco Sodré e Maria Cecília Sodré, recebendo grande fluxo de trânsito nos horários de pico.

Para melhorar a qualidade de vida dos moradores da rua e de todo o bairro, a Prefeitura de Biguaçu contratou empresa para a colocação de nova drenagem com tubulação mais larga e construção de asfalto para substituir as antigas lajotas. Também foi feita a sinalização e as calçadas nos cerca de 500 metros da via.

A inauguração faz parte da programação dos 191 anos de emancipação político-administrativa de Biguaçu, que além da agenda de entregas de obras e realizações também teve cinco dias de eventos culturais na Big Fest 2024, realizada entre os dias 15 e 19 de maio.

Para o prefeito Salmir da Silva, “inaugurar esta rua é uma alegria e satisfação. Este projeto foi iniciado lá em 2021, quando moradores nos procuraram cobrando melhorias na via pela importância que ela tem para o bairro. Analisamos junto com o comunidade a melhor forma de fazer esta obra, inclusive, a colocação de uma tubulação com maior diâmetro foi uma solicitação de moradores aqui da rua para que as águas das chuvas escoem com maior facilidade. E aqui está, uma obra bem feita e que vai melhorar a qualidade de vida de quem nela reside e também daqueles que precisam transitar pela 17 de Maio”, completou.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza lembrou que o bairro Praia João Rosa também já recebeu e está recebendo outras obras. “Aqui também estamos revitalizando o CEIM Lindoia, reformamos o trapiche e instalamos nova iluminação para melhorar a atividade dos pescadores e para dar mais segurança para aqueles que visitam o trapiche, instalamos uma nova Unidade Básica de Saúde, a Farmácia 24 Horas também está aqui no bairro, fizemos o estacionamento e a praça ao lado do campo do Biguá, entre outras ações”.

O funcionário público aposentado Amilton Elias Adriano, de 92 anos, também usou a palavra na inauguração da obra. Pessoa que empresta o nome para o Parque Municipal Lagoa do Amilton, seu Amilton, como é conhecido, foi um dos primeiros moradores do bairro e inclusive ajudou a abrir a Rua 17 de maio. “Fico muito feliz com a entrega desta obra para a população. Esta rua faz parte da minha vida, pois ajudei a abri-la anos atrás. Eu fico muito orgulhoso em saber que ela se transformou em uma das principais ruas do bairro e hoje recebe asfalto e nova drenagem”.

Também participaram do ato simbólico de inauguração vereadores, secretários municipais, servidores, lideranças empresariais e moradores locais.