Prefeitura de Biguaçu inaugura Ginásio de Esportes Sérgio Murilo Martins

A Prefeitura de Biguaçu marcou um golaço de placa, na noite desta segunda-feira (13), ao inaugurar o Ginásio de Esportes Sérgio Murilo Martins, no bairro Beira-Rio. A obra, que começou a ser construída em 2012 e estava parada desde o ano de 2015 devido a problemas na estrutura, foi retomada em maio de 2023, após a atual administração municipal elaborar novo projeto e lançar uma licitação para fazer um reforço estrutural e a conclusão.

A inauguração desta praça esportiva é um marco para o município, que há quatro décadas possuía apenas um ginásio para práticas esportivas, o Nagib Salum. Agora, junto com o Ginásio Poliesportivo Professor Adair José Marcon, inaugurado no dia 17 de agosto, no Jardim Janaína, Biguaçu passou a ter três ginásios para o uso dos munícipes.

Na solenidade que marcou a entrega do ginásio Sérgio Murilo Martins aos biguaçuenses, um dos destaques foi a presença da família do homenageado. Lilo, como era conhecido, era natural de Biguaçu, Foi jogador de futebol do Avaí e faleceu muito novo, aos 21 anos.

O evento de inauguração também contou com a participação da banda de música da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que inclusive fez a execução do Hino Nacional. Após a inauguração, duas partidas amistosas ocorreram entre equipes de Biguaçu e Paulo Lopes, nas categorias sub-13 e sub-15.

INVESTIMENTO

Nesse novo processo de retomada da obra, foram investidos R$ 1.335.923,82. A empresa vencedora do certame, a SMD Empreiteira, fez o reforço na estrutura e colocou todos os acabamentos necessários para o pleno funcionamento do ginásio, como o piso novinho, arquibancada, banheiros e iluminação. Do montante, a Caixa liberou R$ 248.135,50 de repasse do Ministério dos Esportes que estavam bloqueados e a Prefeitura Municipal efetuou contrapartida do restante com recursos próprios.

No início da obra, entre os anos de 2012 e 2015, foram investidos cerca de R$ 680 mil via emenda parlamentar do então deputado federal – hoje senador – Esperidião Amin, que participou da inauguração do ginásio.

Para o prefeito Salmir da Silva, “é uma alegria poder inaugurar essa obra hoje, que teve o esforço de muita gente para chegar a este momento. Durante 40 anos tivemos apenas o ginásio Nagib Salum para o uso da comunidade. A partir de agora, Biguaçu passa a ter três com a inauguração de hoje, junto com o ginásio Professor Adair José Marcon, inaugurado em agosto, no Jardim Janaína. Essas duas obras entregues mostram que a nossa administração está investindo no esporte, ampliando os espaços para a prática esportiva, principalmente dos nossos jovens”.

O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza comentou que o homenageado “do alto do céu também deve estar feliz nesta noite. É um momento importante também para a família, para a dona Lalá e para o seu Lucas e para os irmãos do Sérgio, que recebe uma justa homenagem do município de Biguaçu”.

O senador Esperidião Amin lembrou que “o prefeito Salmir da Silva e o vice-prefeito Alexandre fizeram um grande esforço para dar sequência ao que o ex-prefeito Castelo começou lá em 2012 e, assim, concluir este ginásio. É uma satisfação participar dessa inauguração hoje e saber que os recursos públicos destinados para a obra se transformam agora em um local para a prática de esportes e lazer para os nossos jovens”.

Também participaram do evento o deputado estadual Sérgio Mota, o suplente de deputado estadual Pedro Silvestre (Pedrão), o ex-governador Carlos Moisés, o ex-prefeito José Castelo Deschamps, vereadores, secretários municipais, servidores do município, lideranças empresariais e eclesiásticas, e a comunidade local.