Biguaçu firma parceria para ampliar cobertura de cirurgias odontológicas no município

A semana começa com mais um importante reforço para o serviço de Odontologia de Biguaçu. Na tarde desta segunda-feira, 18 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou convênio com a Faculdade Herrero para, por meio do curso de residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais, ampliar a cobertura de cirurgias odontológicas em nível ambulatorial no município.

A partir da parceria com a instituição de ensino, os procedimentos que, até então, eram oferecidos apenas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), passarão a ser disponibilizados também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prado. O encaminhamento, para ambos os locais, seguirá sendo feito pelos dentistas da Atenção Primária, via Sistema de Regulação (SISREG).

O contrato, que tem duração de três anos, prevê o envio de alunos, sendo estes cirurgiões-dentistas graduados e com inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO),  para a realização dos tratamentos nas dependências oferecidas pela Secretaria de Saúde, sob a supervisão de professores e responsáveis pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais da Herrero. Os insumos também serão garantidos pela faculdade.

Segundo a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, “esse serviço trará resultados  muito positivos para a nossa população, uma vez que contribuirá para a redução da fila e do tempo em espera por atendimento. Hoje, cerca de 600 pessoas aguardam por esse tipo de tratamento e com a união de esforços entre o CEO e os nossos novos parceiros, é certo que vamos vencer essa demanda. Nesse primeiro momento, o projeto contemplará  cirurgias simples, que não necessitam de anestesia geral, como extrações de siso e drenagem de abscessos. Mas, também já estamos avaliando a viabilização de uma parceria para procedimentos hospitalares, mais complexos”, explicou Magali.

Para o prefeito Salmir da Silva, iniciativas como essa são de grande importância para Biguaçu. “Enquanto Administração Pública Municipal, vamos oferecer todas as condições necessárias para que a Faculdade Herrero e os seus alunos realizem um bom trabalho e possam, junto a nossa equipe, trazer mais qualidade de vida para os biguaçuenses. Ficamos imensamente felizes por terem nos escolhido para esse projeto e esperamos que essa seja só a primeira de muitas ações a beneficiarem o nosso município”, celebrou Salmir.

O ato de assinatura do Termo de Cooperação também ocorreu na presença do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, de secretários municipais e adjuntos, do presidente do Legislativo, Cristyan Silveira Prazeres, do vereador Douglas Fernandes de Souza, responsável por apresentar o projeto ao Executivo, e de outros vereadores, além do diretor de Odontologia do Município, Vitor Locks, e do coordenador do curso de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais da Faculdade Herrero, Márcio Luiz Dias.