Com investimentos de mais de R$ 1,3 milhão, CEIM São Tomaz de Aquino será reformado e ampliado
Mais uma unidade da rede municipal de Educação de Biguaçu passará por uma reforma completa e ainda terá sua estrutura ampliada: foi assinada nesta sexta-feira (18) a ordem de serviço da obra no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) São Tomaz de Aquino, na localidade de Santa Catarina. O total do investimento será de R$ 1.360.941,31, com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento da Caixa Econômica Federal, o Finisa.
Após a finalização dos trabalhos, com prazo de 12 meses para a entrega, a Secretaria Municipal de Educação prevê que será possível mais que dobrar a capacidade de atendimento da unidade, passando de duas para cinco turmas por turno, ampliando também a faixa etária do G1 ao G5.
A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Salmir da Silva, pelo vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, pelo secretário de Educação, Oscar Silva Neto, e por representantes da empresa vencedora do processo licitatório e que executará os serviços, a R&Zavi Empreendimentos. O ato contou ainda com a presença de secretários municipais, vereadores, funcionários da Prefeitura e que atuam no CEIM, famílias das crianças atendidas e membros da comunidade.
Além de novas salas, serão construídos banheiros adaptados, refeitório e um espaço multiuso. E para garantir a segurança das crianças e dos profissionais da unidade, durante a obra as atividades do CEIM serão realocadas para um imóvel próximo.
Momento histórico
A diretora da unidade, Idinéia Bioeu, ressaltou que “hoje é um momento histórico e o início de um sonho que está se concretizando e saindo do papel para os servidores que trabalham aqui, moradores e principalmente para as crianças, pois com a ampliação será possível mais conforto e qualidade no atendimento, valorização da comunidade e garantia aos pais”.
Por sua vez, o secretário Oscar afirmou ser “mais uma conquista para a Educação, é gratificante dar início a mais uma obra, sendo que as crianças são as grandes beneficiadas com as nossas ações.” O secretário destacou a presença da ex-diretora Vânia Azevedo, uma das fundadoras da unidade, que antes de ser transformada em CEIM era uma escola da rede estadual.
Na oportunidade, o secretário ainda destacou o grande número de inscritos para o concurso público com 115 vagas para as Secretarias de Educação e de Assistência Social, com provas neste domingo (20). “São ao total mais de 9.700 inscritos, o que nos dá a confiança de que a população de Biguaçu e da região tem reconhecimento pelo trabalho aqui desenvolvido e buscam trabalhar conosco”, completou.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Alexandre solicitou aos presentes um minuto de silêncio pelo falecimento da professora da rede estadual de ensino e moradora do município, Carminha Traebert.
Encerrando o ato, o prefeito Salmir salientou que “além das obras, a Educação do município vem se destacando com uma grande quantidade de atividades, como a qualidade da merenda escolar, com produtos oriundos da agricultura familiar. Sobre especificamente essa reforma e ampliação, temos em vista que será excelente para a comunidade, com a entrega de um espaço praticamente novo e muito mais adequado para as crianças e profissionais que aqui trabalham”, finalizou.