Começa a construção da policlínica para atender os bairros da região sul de Biguaçu

Quem passar pela rua Arcanjo Antônio Henrique – bem na divisa dos bairros Janaína e Bom Viver –  observará o vai e vem de máquinas pesadas, bem em frente ao Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Cecília Alaide de Carvalho Rosa. Isso porque, nesta semana, começou no local a fundação da futura Policlínica Sul, que atenderá moradores dos bairros daquela região.

A obra de 691 metros quadrados está sendo feita a custo zero para o município, a partir da assinatura de um Termo de Compromisso para compensação de um Estudo de Impacto de Vizinhança, assinado entre a Prefeitura de Biguaçu e a MRV Engenharia. A construção avaliada em R$ 2,992 milhões (orçamento com base no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi) está sendo realizada em um terreno do município, que fica bem em frente ao CEIM.

A construtora precisou assinar o termo em contrapartida ao impacto de vizinhança de um empreendimento imobiliário feito por ela em Biguaçu. A contrapartida, nesses casos, deve ser um percentual do valor total do empreendimento e aplicada em benefício da comunidade. Com isso, o Conselho de Desenvolvimento Municipal aprovou que a contrapartida fosse uma edificação para ampliar a rede de saúde do município.

Pelo projeto, a futura Policlínica Sul terá 12 consultórios (8 para atendimento geral, 3 odontológicos e 1 multiprofissional); salas de vacina, curativo, inalação, esterilização, coleta, procedimentos, triagem, recepção, regulação e de medicamentos (farmácia); além das instalações administrativas, copa, almoxarifado e banheiros. O prédio será construído em um único piso e contemplará acessibilidade física em todos os ambientes. O prazo de entrega da obra é para o 1º semestre de 2024.

O prefeito Salmir da Silva ressalta que “investir em saúde é melhorar a qualidade de vida da população. A Policlínica Sul foi um compromisso assumido com os moradores dos bairros Janaína, Bom Viver, Mar das Pedras e Morro da Bina e em breve estaremos entregando essa conquista para a população. A Prefeitura de Biguaçu está ampliando os serviços na área da saúde e também os espaços físicos para os atendimentos. Em breve teremos novas unidades básicas de saúde também em outros bairros da cidade”, comentou.

A secretária de Saúde de Biguaçu, Magali Eliane Pereira Prazeres, informou que essa nova unidade reforçará programas de saúde na região. “A Policlínica Sul trará uma maior facilidade no acesso à população daquela região nos serviços de saúde. Com essa nova estrutura, a Secretaria de Saúde tem a proposta de ampliação do programa Saúde da Mulher e também o programa de Saúde da Criança e do Adolescente. É uma demanda crescente no município e precisamos ampliar a oferta de atendimento a esse grupo populacional, então a Policlínica Sul nos ajudará nesse sentido”, disse.

“Estamos muito felizes com essa obra e esperamos inaugurá-la no 1º semestre do ano que vem, com consultórios ampliados para atendimentos ambulatoriais, de enfermagem, odontológico, curativos, preventivos, vacinas e também dispensação de medicamentos controlados e de alto custo”, completou a secretária.