Atenção Básica: coordenadores assumem gestão das atividades nas UBS de Biguaçu

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Biguaçu agora têm na liderança de suas equipes coordenadores, que devem contribuir para a organização das atividades e melhoria no atendimento e serviços prestados à população. Os novos servidores foram recepcionados em evento de capacitação, realizado no início desta semana. A ação de boas-vindas, em que também foram apresentadas as atribuições desses profissionais, foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde.

O cargo, criado por meio da Lei Complementar nº 421/2022, legitima a função que terá, entre outras responsabilidades, o compromisso de situar o Poder Público quanto à realidade das comunidades, trazendo maior resolutividade e possibilitando o planejamento de ações que atendam às reais necessidades de cada território.

Segundo a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazeres, “é muito importante para a Saúde do município ter avançado no propósito de ter uma coordenação dentro das unidades. Esta é uma reivindicação da rede municipal há muitos anos e agora, com o esforço dos servidores e apoio do Poder Público, conseguimos alcançar essa grande conquista. Com a chegada destes profissionais, teremos a possibilidade de implantar a referência do atendimento humanizado, além de fluxos e protocolos atualizados, garantindo a efetividade dos serviços de saúde preventiva”, complementou Magali.

A reunião com coordenadores contou com a participação da Secretária Adjunta de Saúde do município de São José, Fabrícia Martins. A gestora, com ampla experiência em Atenção Primária, palestrou sobre o tema e dividiu seus conhecimentos com os presentes.

Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica de grupos, que envolveu discussão de casos de gestão, resolução de conflitos e tomada de decisão.

A recepção teve ainda a presença do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, que desejou um ótimo início de jornada aos servidores e destacou a importância da harmonia para a manutenção de um bom fluxo de trabalho.

Apoiadoras na organização, as diretoras de Atenção Básica, Carolina Kahl, e Executiva de Saúde, Kamylla Santos da Cunha, participaram do evento, também prestigiado pelo superintendente de Saúde, Reginaldo Fogaça Alves.