Começam as obras de macrodrenagem no bairro Vendaval

Começaram as obras de macrodrenagem no bairro Vendaval, em Biguaçu. Essa é mais uma etapa do sistema de escoamento de águas pluviais no município que visa minimizar os efeitos das enchentes, em época de fortes chuvas. A macrodrenagem do Vendaval terá investimento de R$ 2,6 milhões por meio de convênio com o Governo Federal.

A obra estava parada há anos por necessidade de alterações no projeto inicial. Em 2021, a Prefeitura de Biguaçu refez o projeto e os recursos foram liberados no final de 2022 para a construção das galerias.

O prefeito Salmir da Silva explicou que a rede de galerias terá cerca de 500 metros de extensão. “Essa macrodrenagem começa aqui ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e vai até a rua Major Livramento, fazendo que as águas dessa bacia sejam escoadas com mais facilidade para o Rio Biguaçu”.

Atualmente, a tubulação existente não consegue dar vazão às enxurradas durante fortes chuvas, causando alagamentos. “Esse problema existe há muitos anos e agora será resolvido. Isso era uma cobrança antiga aqui da comunidade do bairro Vendaval e essa obra vai fazer com que grandes alagamentos deixem de existir”, completou o prefeito.

A macrodrenagem do Vendaval se somará com as outras já existentes na cidade, colaborando para o rápido escoamento das águas das chuvas, evitando ou minimizando alagamentos. Além disso, a Prefeitura de Biguaçu está trabalhando na limpeza de córregos, rios e valas de escoamento em vários bairros da cidade. Também foi feito há alguns meses o desassoreamento do Rio Caveiras, onde está sendo feita a revitalização da orla.