I Feira de Matemática de Biguaçu será nesta sexta-feira

Matemática em praça pública: assim será esta sexta-feira (8) em Biguaçu. E isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá na data a I Feira de Matemática da cidade. O evento será realizado na Praça Nereu Ramos, no Centro, das 7h às 16h30, com visitação gratuita e liberada ao público em dois turnos: das 9h15min às 12h e das 13h30 às 16h30.

Foram selecionados 40 trabalhos, que serão expostos para apresentação durante a feira. As inscrições foram realizadas previamente no período de 10 a 30 de junho e participam do evento alunos e professores de instituições de ensino sediadas no município, além de interessados da comunidade em geral.

O objetivo é estimular pesquisas e atividades relacionadas à disciplina, bem como mostrar a importância da Matemática no cotidiano das pessoas. “As Feiras de Matemática já existem há mais de trinta anos no Brasil e, em Biguaçu, sua primeira edição ocorrerá este ano. O objetivo é promover a construção, reconstrução e divulgação dos conhecimentos matemáticos da Educação Básica, com envolvimento direto e indireto da comunidade de uma forma geral. Esperamos que este seja o primeiro de muitos eventos desta natureza”, destaca o secretário de Educação, Prof. Dr. Oscar Silva Neto.

Os trabalhos serão avaliados nas categorias Educação Especial, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Professor, nas seguintes modalidades: Materiais e/ou Jogos Didáticos, Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com Outras Disciplinas e Matemática Pura.

Os estudantes premiados receberão certificados e brindes. Entre os trabalhos considerados “Destaque em Matemática”, serão selecionados os indicados para participar da reavaliação que definirá os trabalhos que representarão a cidade de Biguaçu na VIII Feira Regional de Matemática, que será realizada de forma virtual entre os dias 16 a 23 de agosto de 2022.

Confira a programação completa:

7h às 8h – Montagem dos trabalhos

8h às 9h – Gravações dos trabalhos no local

9h – Solenidade de abertura

9h15min às 10h – Reunião do grupo de avaliadores e distribuição do material para avaliação

9h15min às 12h – Exposição dos trabalhos e visitação pública

12h às 13h – Pausa para almoço